(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo inicia obras em terminais metropolitanos que vão beneficiar 40 mil passageiros

Sarzedo e Ibirité serão as primeiras cidades da Grande BH a receber as estações


postado em 14/03/2013 16:55 / atualizado em 14/03/2013 17:27

As obras dos primeiros terminais metropolitanos que farão parte do sistema integrado de transporte da Grande BH já tiveram início. A proposta promete diminuir em muito o tempo de viagem entre cidades da região metropolitana. Os primeiros municípios a receberem as obras serão Sarzedo e Ibirité. De lá, passageiros poderão pegar ônibus expressos para chegar direto até o Centro da capital ou linhas semi-expressas, que irão permitir paradas ao longo do caminho. As obras dos dois terminais terão investimentos de R$21,9 milhões e estão previstas para serem entregues no primeiro semestre de 2014.

Cerca de 40 mil passageiros serão beneficiados pelas 600 viagens diárias que deverão sair dos terminais. Em Sarzedo, a unidade estará localizada na MG-040, no Bairro Santa Rosa de Lima, e terá 87 viagens por dia. Em Ibirité, o terminal deve receber cerca de 10 mil passageiros diariamente em 155 viagens saindo da Rua Francisco de Assis.

 

Além deles, outros oito terminais serão construídos em Contagem, Vespasiano, Santa Luzia e Ribeirão das Neves. Em Belo Horizonte três unidades serão reformadas e uma nova construída. De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento de Obras Públicas (Deop), o processo está dentro do cronograma previsto e as licitações das próximas obras devem ser publicadas ainda no primeiro semestre desse ano.

No total, as obras devem custar R$187 milhões para os cofres públicos. Se a previsão da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) estiver correta, moradores das 13 cidades devem contar com o sistema até o final do ano que vem. Além do trajeto mais rápido até a capital, as estações também estarão integradas ao sistema BRT (transporte rápido por ônibus).

Atualmente, a rede metropolitana de transporte conta com 740 linhas e 3 mil ônibus. A estimativa é de nos horários de pico 1 mil ônibus metropolitanos circulem no Centro de BH. Com as mudanças, esse número deve cair 16%, passando para 840 veículos, de acordo com a Setop.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)