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Estado de Minas

Comitê da prefeitura faz balanço do BRT em BH

Quase 60% das obras já foram concluídos


postado em 26/01/2013 06:00 / atualizado em 26/01/2013 07:15

Na Avenida Cristiano Machado, ligação com o Vetor Norte de BH, corredor de ônibus tem quase 60% do total concluído(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Na Avenida Cristiano Machado, ligação com o Vetor Norte de BH, corredor de ônibus tem quase 60% do total concluído (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)


Balanço divulgado nessa sexta-feira pelo Comitê Executivo Municipal da Copa do Mundo mostra que a Avenida Cristiano Machado é a mais adiantada entre as obras do sistema BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) em andamento em Belo Horizonte, com 59,21% dos trabalhos já concluídos. Várias estações de embarque e desembarque de passageiros já estão prontas na via.

De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), o BRT da área central somente ficará totalmente pronto no fim do ano. A primeira fase do BRT Antônio Carlos/Pedro I, que inclui o viaduto da Avenida Antônio Abrahão Caran, já foi concluída. A fase dois da obra, que consiste no alargamento da Avenida Pedro I, e construção de viadutos próximos à Barragem da Pampulha, está com 42% dos serviços prontos e deve ser concluída somente no segundo semestre.

A terceira fase é a interseção das avenidas Pedro I e Vilarinho, em Venda Nova, com percentual de execução de 33,49%. A quarta meta, dividida em duas fases, e que já está com 71% dos trabalhos concluídos, compreende as adequações viárias para implantação do BRT ao longo de toda a Antônio Carlos e da Pedro I e a integração à Vilarinho.

Quando tudo estiver pronto, Belo Horizonte terá dois corredores exclusivos para o BRT nas avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos/Pedro I. Os sistemas vão se encontrar na Região Central e o número de linhas de ônibus no hipercentro vai diminuir de 136 para 18.

Transtorno vira rotina na BR-040

Motoristas que passaram ontem pela BR-040 nas proximidades de Congonhas, na Região Central do estado, enfrentaram lentidão que chegou a oito quilômetros. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a instalação de quebra-molas no Km 619 e o estreitamento provocado por sete pontes na região contribuíram para o engarrafamento, que vem se tornando rotina, especialmente no sentido Rio de Janeiro. Como o movimento aumenta nas sextas-feiras, ontem a retenção se deu a partir das 17h e persistiu até as 21h. A instalação de quebra-molas ocorreu em virtude das obras para um novo trevo de acesso à BR-383, que liga a BR-040 a cidades como São João del-Rei e Tiradentes.
 


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