(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primeiro dia de interdição do Viaduto B é marcado por chuva e caos

Tráfego congestionado por causa do temporal de fim de tarde marcou início do desvio no Viaduto B, na Região Central de BH, para obras do transporte rápido por ônibus (BRT)


postado em 08/01/2013 06:00 / atualizado em 08/01/2013 07:14

Chuva deixou a Avenida Tereza Cristina e outras vias congestionadas(foto: MARCOS MICHELIN/EM/D.A PRESS)
Chuva deixou a Avenida Tereza Cristina e outras vias congestionadas (foto: MARCOS MICHELIN/EM/D.A PRESS)
A chuva parou o trânsito nos principais corredores do Centro de BH, principalmente no  Complexo da Lagoinha, onde o Viaduto B foi interditado para obras do transporte rápido por ônibus (BRT). No primeiro teste das mudanças no trânsito feitas pela BHTrans (veja quadro), o tráfego ficou ruim entre as 15h30 e as 18h30. Hoje, é a vez de a Avenida Paraná ser interditada no sentido rodoviária/Mercado Central, via por onde passam 20 mil veículos por dia.


No fim da tarde de ontem, o túnel da Lagoinha e a alça de acesso às avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos e ao Centro ficaram parados por causa das obras e do temporal. O alagamento na Avenida Francisco Sá fechou o trânsito na Avenida Amazonas nos dois sentidos e causou reflexos na Via Expressa.

Na Avenida Paraná, a previsão é de fechamento até o fim do ano, o que vai exigir paciência dos motoristas. Os impactos estão previstos nas avenidas do Contorno e Amazonas, além da Rua da Bahia, locais que servirão como opção de desvio.

 Já no Viaduto B, na altura do Bairro Carlos Prates, motoristas que seguem em direção ao Centro devem ficar atentos aos desvios. A alça da Avenida Pedro II à Avenida Olegário Maciel permanecerá interditada até 3 de fevereiro, para obras de ampliação do viaduto, que também vai receber os ônibus do BRT. Pela manhã, não houve transtornos na via, segundo a BHTrans, porque o fluxo de carros na cidade no período de férias é 12% menor. A alça que dá acesso à Rua dos Caetés pela Avenida Antônio Carlos não sofrerá interferência.

Os motoristas de veículos leves que deixam a região da Pampulha têm a opção de seguir o elevado Castelo Branco para chegar ao Centro da cidade. Há duas alternativas para aqueles que vêm dos bairros Bonfim, Caiçara e Carlos Prates: os motoristas podem usar a Rua Além Paraíba para chegar à Avenida Antônio Carlos e pegar a alça do viaduto B até a Rua dos Caetés ou cruzar a Avenida Pedro II e continuar pela Avenida Nossa senhora de Fátima até o elevado Castelo Branco. Para isso, a BHTrans mudou a mão das ruas Mariana e Jaguarão, que passam a ter mão única em alguns trechos, durante as obras. O canteiro central da Pedro II, na esquina com a Rua Acarapé, também foi aberto e ganhou um semáforo, permitindo a passagem dos carros. A Rua Mariana passa a ser mão única entre a Avenida Pedro II e a Rua Abaeté. Já na Jaguarão, o trecho de sentido único fica entre a Abaeté e a Pedro II.

Pista lateral

Desde ontem, motoristas que trafegam pela Dom Pedro II não podem acessar o Centro pelo Viaduto B. (foto: ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D.A PRESS)
Desde ontem, motoristas que trafegam pela Dom Pedro II não podem acessar o Centro pelo Viaduto B. (foto: ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D.A PRESS)
Os ônibus terão de fazer desvio mais longo, o mesmo dos condutores que optarem passar pela pista lateral do viaduto B. Neste caso, a opção é seguir em direção à Antônio Carlos, próximo à entrada do túnel, e usar o retorno do viaduto Senegal. Para quem trafega pela Avenida Nossa Senhora de Fátima e quer acessar a Pedro II, a passagem deverá ser feita pela Rua Mariana. Por causa das modificações no bairro, a linha 4114 (Bonfim/Centro) terá itinerário alterado.

“Há algum impacto, sim, mas é uma obra necessária e optamos pelo mês de janeiro por causa do volume menor de tráfego”, explica o coordenador de Projetos de Trânsito da BHTrans, José Carlos Mendanha Ladeira, lembrando que faixas informativas alertam o acesso interrompido por toda a Pedro II, desde o fim de semana.

Parado no sinal, o motorista Carlos Alan, de 21 anos, se queixou das mudanças. “O trânsito interrompido atrapalha porque quem passa aqui todo dia terá que desviar do caminho e fazer volta maior”. Já a comerciante Euzimar Maria França, de 49, estava receosa com a possibilidade de interrupção do tráfego na Rua Peçanha, que liga a Nossa Senhora de Fátima à Pedro II. “Eles fizeram obras há um mês, instalando muretas, e o comércio aqui caiu muito. Tenho um galpão de reciclagem e preciso que os carros entrem e parem aqui”, argumentou, ainda sem informações. Segundo a BHTrans, a Rua Peçanha só estará liberada para o acesso ao comércio local e, naquela esquina, o semáforo da Pedro II está mais rápido, para dar fluidez ao trânsito. (Com Landercy Hemerson)

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)