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Estado de Minas PARA DESEMBRULHAR O FIM DE ANO

Comerciantes do Centro contam dias para suspensão das obras do BRT

Enquanto isso, shoppings pedem providências especiais à BHTrans e adotam medidas próprias para administrar o trânsito


postado em 09/11/2012 06:00 / atualizado em 09/11/2012 07:11

Diante da incômoda combinação entre trânsito, compras de Natal e obras viárias, o comércio busca alternativas para tentar facilitar a vida do consumidor e evitar que ele fuja das lojas com medo das filas antes mesmo de chegar ao caixa – nas ruas. Depois de acordo com a Secretaria Municipal de Obras de Infraestrutura, que vai interromper no dia 30 as intervenções do transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês), comerciantes da Avenida Santos Dumont, no Centro de BH, esperam se recuperar do prejuízo e aquecer as vendas de Natal. Dois centros de compras situados na Avenida Cristiano Machado, que também receberá o BRT, negociam com a BHTrans na tentativa de amenizar os congestionamentos e planejam também ações independentes voltadas para o trânsito.

O Minas Shopping, no Bairro União, na Região Nordeste de BH, prevê para dezembro a liberação de mais mil vagas de estacionamento. A meta é facilitar a entrada dos clientes do centro de compras e, consequentemente, melhorar o fluxo de veículos, hoje prejudicado pelos gargalos das obras e desvios para intervenções do BRT. Mais à frente, outro shopping, o Estação BH, em Venda Nova, pede apoio da BHTrans para organizar o trânsito nos arredores e promete reforçar a sinalização no entorno, além de contar com coordenadores de tráfego no estacionamento, para facilitar o acesso às vagas e descongestionar as áreas de entrada e saída do empreendimento.


No Centro da cidade, comerciantes contam os dias para a interrupção das obras do BRT, a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Enquanto não fica pronta, a obra cria um dificultador para o comércio. Os comerciantes registraram queda de cerca de 60% nas vendas e, no Natal, a expectativa é de chegar próximo ao que se vendia antes. Não há expectativa de aumento em relação ao ano passado, mas de tentar uma recuperação do prejuízo”, afirma o vice-presidente da CDL, Marcos Innecco, diretor do Conselho do Hipercentro da entidade. O acordo prevê que o trânsito de veículos seja liberado na área.


Já no BH Shopping, no Bairro Belvedere, Região Centro-Sul de BH, a aposta é na gestão da ocupação de vagas, para facilitar a entrada dos clientes no centro de compras, situado no olho do furacão, na divisa entre BH e Nova Lima. O sistema detecta a ocupação dos espaços no estacionamento e os clientes podem saber quantas vagas disponíveis há em cada piso, sem a necessidade de circular pelo local.


Sem revelar detalhes, a BHTrans informa que uma operação habitual de fim de ano está sendo planejada para dar mais fluidez ao trânsito na capital durante o período natalino.


Atalhos

O doutor em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Frederico Rodrigues defende que a empresa municipal apresente caminhos alternativos aos motoristas. “Rotas alternativas poderiam ser avaliadas e divulgadas, com a implantação de desvios de tráfego planejados”, recomenda. Na falta de opção, o especialista afirma que o próprio motorista pode adotar ações para fugir do engarrafamento. Lembrando que geralmente há aumento do trânsito porque as pessoas vão trabalhar de carro para fazer compras, ele recomenda medidas como tentar ir ao shopping entre os horários de pico ou usar o transporte coletivo.


O gerente predial Ivo César Costa, de 44 anos, trabalha na região do Belvedere, onde a obra da Alça Sul, trincheira que ligará as rodovias MG-030 e BR-356, está a todo vapor. Com a proximidade do Natal, ele já está se programando para driblar o caos. “Vou tentar antecipar meus horários, para não pegar os engarrafamentos”, comenta, antecipando uma preocupação que já deve começar a fazer parte dos planos de todos os motoristas da Grande BH.


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