(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temporal provoca destruição em Poços de Caldas

Porto da PRF foi completamente destelhado e cobertura de galpão desabou durante vendaval. Ninguém ficou ferido


postado em 30/10/2012 19:30 / atualizado em 30/10/2012 19:44

Telhado do galpão de uma fábrica foi ao chão durante vendaval(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Telhado do galpão de uma fábrica foi ao chão durante vendaval (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)


A chuva, que caiu aliviando o intenso calor na tarde desta terça-feira em Poços de Caldas, no Sul de Minas, provocou estragos e assustou os moradores. Por sorte, ninguém ficou ferido no desabamento parcial do telhado de um imenso galpão e do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ambas edificações localizadas às margens da BR-146, altura do km 532.

“Começou uma chuva de granizo, de pequenas proporções. Mas, de repente, surgiu um tipo de tornado que arrancou nosso telhado inteiro, o alambrado ao redor do posto. Parecia que havia caído uma bomba aqui. Eu nunca tinha visto algo semelhante”, relata o agente da PRF Luiz Cláudio Silva, de 54 anos.

Segundo Luiz, a chuva teve início por volta das 13h40 e durou pouco mais de quatro minutos. Havia três agentes dentro do posto no momento e nenhum deles ficou ferido. “Se tivesse gente passando próximo do posto na hora poderia até ter ocorrido óbito, tamanha a força que o vento arremessou as telhas”, destaca.

Segundo os bombeiros, estrutura do galpão foi danificada(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Segundo os bombeiros, estrutura do galpão foi danificada (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Ao meio dia, os termômetros registraram temperatura na casa dos 37ºC. “Aqui nem está parecendo Poços de Caldas, que no inverno registra temperatura até abaixo de zero. Tem ficado acima de 32ºC nos últimos dias. As lojas aqui nem vendiam ventilador antes, mas agora todo mundo tem procurado”, comenta Luiz.

A poucos metros do posto da PRF, o galpão de uma fábrica de vasilhames de plástico por pouco não desabou completamente. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o telhado foi ao chão e parte da estrutura do imóvel ficou danificada. A área destruída no local durante o temporal foi de aproximadamente 400 metros, segundo avaliação dos militares.

Segundo os Bombeiros, havia vários trabalhadores dentro do galpão no momento do incidente. Todos se assustaram com o barulho da estrutura cedendo e correram para a área externa. O galpão foi parcialmente interditado pelo Corpo de Bombeiros e um engenheiro foi contratado pela fábrica para avaliar os danos.

Devido ao intenso calor somado ao aumento da umidade relativa do ar, já era esperada chuva forte no Sul de Minas para esta terça-feira, assim como em outras regiões do estado. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) emitiu alerta com a previsão de pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte, entre as 15h e as 22h, no Triângulo, Centro-Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Na Grande BH, houve relato de chuva acompanhada por granizo em alguns municípios. Na capital, a chuva chegou por volta das 17h provocando queda no fornecimento de energia elétrica em algumas áreas isoladas, além de transtornos no tráfego.

Desde setembro, Minas já registra duas mortes em decorrência da chuva. A primeira ocorreu em Passos, no Sul de Minas, na primeira chuva significativa no estado após o período de estiagem. A vítima era um adolescente de 17 anos que foi atingido pela estrutura da quadra de uma escola da cidade que desabou durante um vendaval. O segundo óbito foi registrado em 12 de outubro em São Tomé das Letras, também no Sul de Minas, durante uma festa rave. Um jovem de 23 anos morreu no local ao ser atingido por um raio.

Segundo a Cedec, desde setembro quatro municípios registraram transtornos causados pela chuva e um deles, Senador Firmino, na Zona da Mata, decretou situação de emergência após um temporal acompanhado de granizo que deixou cerca de 100 pessoas desalojadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)