(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre o escritor Autran Dourado, aos 86 anos

Nascido em 1926 em Patos de Minas, o premiado escritor, conhecido principlamente pela obra Ópera dos Mortos morou até os 28 anos em Minas Gerais


postado em 30/09/2012 15:03 / atualizado em 30/09/2012 15:38

(foto: gualter naves/)
(foto: gualter naves/)


Morreu na manhã deste domingo o escritor mineiro Waldomiro Freitas Autran Dourado, de 86 anos. Vítima de uma hemorragia gástrica intestinal, o autor de obras como Uma vida em segredo (1964), Confissões de Narcizo (1997) e Ópera dos mortos (1967), faleceu em sua casa, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, por volta das 7h.

O corpo está sendo velado no Cemitério São João Batista, em Botafogo. O enterro tem previsão para as 16h. O escritor deixa a mulher, Lúcia Campos, quatro filhos, 10 netos e dois bisnetos.

Autran Dourado escreveu seu primeiro livro, Teia, em 1947, e depois publicou mais 16 romances. Entre as obras, destaques para O Risco do Bordado, de 1970, ganhador do prêmio Pen Club do Brasil, e As Imaginações Pecaminosas, vencedor do Prêmio Goethe de Literatura do Brasil, em 1981, e do Prêmio Jabuti, em 1982.

O autor ganhou vários prêmios literários, entre eles o Prêmio Camões, em 2000, pelo conjunto de sua obra, em uma iniciativa conjunta dos governos do Brasil e de Portugal, e o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 2008.

Natural de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, Autran Dourado passou a infância em Monte Santo de Minas e São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas. Aos 17 anos foi morar em Belo Horizonte onde cursou direito e trabalhou como taquígrafo e jornalista, profissão que o levou ao cargo de secretário de Imprensa do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, de 1958 a 1961. Em 1954, aos 28 anos, chegou ao Rio de Janeiro onde viveu até sua morte.

O escritor mantinha uma conta no Twitter, onde publicou, em 21 de setembro, uma de suas últimas frases: "Escrever é uma imitação. A gente escreve feito um menino que vê o livro como um brinquedo e pensa ah, eu quero um".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)