(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais focos de incêndio deixam fogo fora de controle na Serra da Canastra

No sábado, um dia após identificado o primeiro fogo de incêndio, cerca de 1,5 mil hectares já haviam sido consumidos. Quatro dias depois já se fala em "milhares de hectares" destruídos pelas chamas


postado em 10/09/2012 20:23 / atualizado em 10/09/2012 20:33

Nesta segunda-feira, brigadistas voluntários e militares do Corpo de Bombeiros de outras cidades se uniram para combater o fogo no Parque(foto: ICMBio/Divulgacao)
Nesta segunda-feira, brigadistas voluntários e militares do Corpo de Bombeiros de outras cidades se uniram para combater o fogo no Parque (foto: ICMBio/Divulgacao)


Pelo menos mais um grande foco de incêndio surgiu na noite desta segunda-feira no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, Região Centro-Oeste do estado. O chefe da unidade de conservação federal, Darlan Alcântara de Pádua, disse que ainda não foi possível estimar a área queimada que, segundo ele, “continua evoluindo na casa dos milhares de hectares”.

O fogo começou a atingir o parque na última sexta-feira e no sábado já haviam sido consumidos 1,5 mil hectares de vegetação. “Quilômetros de linhas de fogo ainda persistem. Continuamos com apoio do estado com dois aviões e dos Bombeiros de Uberaba e voluntários de Sacramento. Ao todo, mais de 40 pessoas estão envolvidas no combate”, conta Darlan de Pádua, coordenador do parque.

O clima seco, a estiagem e os ventos fortes deixam o incêndio sem controle, dificultando a ação dos brigadistas que há quatro dias atuam no combate às chamas. As causas dos vários incêndios que atingem a unidade de conservação ainda são desconhecidas, mas a hipótese de que a prática ilegal de queimadas por parte de criadores de gado é considerada pelas autoridades.

Veado-Campeiro foi visto fugindo da área atingida pelo fogo nesta segunda-feira(foto: ICMBio/Divulgacao)
Veado-Campeiro foi visto fugindo da área atingida pelo fogo nesta segunda-feira (foto: ICMBio/Divulgacao)
O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972 e teve sua área, estimada em 200 mil hectares, aumentada por meio de decreto presidencial em 1991. O parque abriga inúmeras espécies de animais ameaçadas de extinção. Entre elas o veado-campeiro, que foi flagrado nesta segunda-feira pelos brigadistas que atuam no combate aos incêndios fugindo da área atingida pelo fogo.

Além do Parque Nacional da Serra da Canastra, há incêndios no Parque Estadual Verde Grande, em Matias Cardoso, no Norte de Minas, onde as chamas começaram há seis dias e são combatidas por 32 brigadistas; no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, entre o Norte e o Noroeste do estado, com o fogo também completando hoje seis dias, e no Parque Estadual do Rio Doce, em Timóteo, onde o incêndio começou há quatro dias e é combatido por 40 brigadistas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)