(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após denúncias em licitação, ensino municipal retoma aulas em Montes Claros


postado em 14/08/2012 11:41

As aulas das escolas da rede municipal de Montes Claros, que contam com 37 mil alunos, foram retomadas nessa segunda-feira, com 13 dias de atraso. A demora ocorreu devido a denúncias de fraude na licitação para a terceiração da merenda escolar na cidade, envolvendo a empresa Stillus Alimentação, investigada na “Operação Laranja com Pequi”, deflagrada pela Policia Federal e Ministério Público Estadual (MPE), no final de junho. Após denúncias, o contrato com a Stillus foi cancelado e a prefeitura teve que realizar nova licitação para aquisição dos gêneros alimentícios, para que a merenda voltasse a ser preparada diretamente por servidores municipais.

A licitação, na modalidade pregão presencial, foi realizada em 27 de julho, no valor de R$ 2,9 milhões, para compra de mantimentos para dois meses e meio. Naquela mesma ocasião, a prefeitura anunciou que o retorno das atividades da rede municipal estava previsto para 20 de agosto, mas que faria o possível para “antecipar” a volta às aulas. Na quinta-feira passada, a Secretaria Municipal informou que as escolas seriam reabertas ontem.

A merenda é distribuída nas 109 escolas municipais – 63 na área urbana e 46 na zona rural, assim como também em 27 instituições conveniadas e parceiras da prefeitura. A Stillus tinha vencido licitação para fornecimento da alimentação às escolas da cidade desde setembro de 2009. Mas, segundo as investigações do MPE e da Polícia Federal, a empresa foi favorecida na licitação, o que é negado pela prefeitura, que alega total desoconhecimento de combinação de preços entre os participantes da concorrência.

A Secretaria de Educação informou que as aulas vão se estender até o dia 26 dezembro, respeitando o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos pelo Ministério da Educação. Ainda para cumprir o ano letivo, haverá reposição aos sábados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)