(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Greve da PF atinge todas as unidades de Minas Gerais

Os profissionais reivindicam ajuste salarial. Nesta quarta-feira, os policiais devem fazer operação padrão no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins


postado em 07/08/2012 17:58 / atualizado em 07/08/2012 18:26

Nesta manhã, policias entregaram armas e distintivos na Sede da PF em Belo Horizonte(foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
Nesta manhã, policias entregaram armas e distintivos na Sede da PF em Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
 

A greve dos agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal atingiu as oito unidades da corporação em Minas Gerais, informou o presidente do Sindicato dos Policias Federais em Minas Gerais (Sindpef), Renato Deslandes. Devido ao movimento, os serviços das delegacias especializadas de registro de estrangeiros e da Superintendência funcionam em escala mínima. A paralisação prejudica a emissão de passaportes. Apenas os documentos urgentes serão entregues.

Os profissionais reivindicam ajuste salarial. Segundo o Sindpef, atualmente os agentes, escrivães e papiloscopistas recebem salário inicial de R$ 7,2 mil, piso para quem possui apenas o Ensino Médio. Eles querem a equiparação salarial para os policias que possuem o terceiro grau completo, que é de R$ 12 mil.

Nesta manhã, cerca de 150 policiais de Belo Horizonte compareceram à sede da PF, no Bairro Gutierrez, na Região Oeste, e realizaram um ato simbólico. Todos os presentes entregaram as armas e os distintivos. Durante a tarde, os manifestantes fizeram panfletagem no Centro da capital mineira e no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

Em Divinópolis, os policiais também entragaram às armas(foto: Simone Lima/EM/D.A.Press )
Em Divinópolis, os policiais também entragaram às armas (foto: Simone Lima/EM/D.A.Press )
De acordo com Renato Deslandes, nesta quarta-feira os policiais irão fazer operação padrão no aeroporto. “As ações vão se intensificar amanhã (quarta-feira). Vamos aumentar a fiscalização das bagagens, documentação e consultas no sistema da PF. Nosso ato não é para fazer ninguém perder o voo, queremos apenas mostrar o nosso serviço”, explica o presidente. Os passageiros deverão ter paciência, pois com a revista minuciosa, os trabalhos devem demorar mais do que o normal.

Agentes e escrivães de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, também aderiram à greve e entregaram nesta manhã as armas que utilizam para trabalhar. Até sexta-feira, o efetivo na regional será de apenas 30%.  Com faixas e coletes, os agentes fizeram uma fila e colocaram as armas dentro de uma caixa. Elas continuarão guardadas até o fim da greve. Os manifestantes reclamam que há cinco anos não recebem aumento salarial. Em Divinópolis, 70% dos servidores estão de braços cruzados. Apenas o serviço de emissão de passaporte (um dos mais procurados na delegacia) não será afetado.

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, os policiais também fizeram o mesmo ato simbólico e entregaram as armas nesta manhã. A emissão de passaportes nestas cidades também está comprometido.

As greve da PF deve perdurar até pelo menos sexta-feira, quando a categoria vai realizar uma assembleia para definir os rumos do movimento.

(Com informações de Simone Lima)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)