
A matéria, de autoria do vereador Bruno Miranda (PDT), propõe que um profissional da área de saúde vá até as escolas quatro vezes durante o ano letivo para ensinar a técnica correta de escovação dental aos alunos da educação infantil e do 1° e 2° ciclos do ensino fundamental.
Os objetivos do PEDS são motivar a mudança de hábitos de higiene bucal, promover hábitos bucais saudáveis e prevenir doenças. Ficará a cargo da Prefeitura de BH capacitar o profissional responsável pela supervisão da escovação diária.
Na proposição, o parlamentar justifica que as formas de prevenção de doenças bucais são bastante conhecidas, contudo, a má higienização dos dentes causa doenças bucais em boa parte da população. Para o Miranda, é importante a aplicação de um método efetivo na prevenção de doenças.
Segundo ele, a escovação supervisionada/orientada produz resultados efetivos na inserção e na mudança de hábitos de higiene bucal. “Considerando que as crianças estão numa fase do desenvolvimento em que estão descobrindo-se e descobrindo o mundo, torna-se interessante a implantação”. Para o vereador, a prevenção vai reduzir a necessidade de tratamentos odontológicos nos estudantes.
