(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trecho da BR-381 em Nova Era só deve ser liberado pela manhã

Carreta carregada com ácido sulfúrico tombou na via, ferindo duas pessoas e interditando completamente o tráfego de veículos


postado em 16/07/2012 23:09 / atualizado em 16/07/2012 23:21

Terra precisou ser espalhada na pista para conter o ácido que vazou da carreta(foto: Kélcia Lodi/Prefeitura de Nova Era/Divulgação)
Terra precisou ser espalhada na pista para conter o ácido que vazou da carreta (foto: Kélcia Lodi/Prefeitura de Nova Era/Divulgação)

 

O trecho da BR-381 na altura do km 328, em Nova Era, Região Central de Minas, deve permanecer interditado até a manhã desta terça-feira. Nesta tarde, uma carreta carregada com ácido sulfúrico tombou na rodovia, bloqueando a passagem de veículos nos dois sentidos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), esforços estão sendo feitos para que ao menos uma faixa seja liberada ao tráfego de veículos ainda na madrugada. Às 23h havia ao menos 5 km de congestionamento nos dois sentidos da via.

Estima-se que os cerca de 30 mil litros de ácido sulfúrico tenham vazado da carreta. Terra foi espalhada na pista para tentar conter o produto, que chegou a atingiu o Rio Piracicaba próximo ao local do acidente. Segundo relatos de moradores, pouco depois do ácido atingir o manancial já era possível ver peixes mortos boiando nas águas. "Carros de som estão alertando a população para não pegar os peixes que estão mortos e nem entrar no rio", disse Valdecir Justino de Oliveira, morador de Nova Era. Ele relatou ainda que fumaça e um cheiro forte vazou de alguns bueiros, assustando a população.

A secretária de saúde da cidade, Maria do Carmo de Castro Gonçalves, acalmou a população informando que não há riscos para as pessoas. “Não há perigo algum. O ácido vazou do caminhão e o material vazou para a canaleta do rio, mas não é nascente e não é nada que atinja a população. Já alertamos a comunidade ribeirinha a não entrar em contato com a água”, afirma a secretaria. Segundo Maria do Carmo, nenhuma pessoa precisou ser atendida na cidade por causa do ácido. Algumas cidades da região, como Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Ipatinga, foram alertadas.

Vítimas queimadas

O motorista da carreta, identificado como Wilson Domingos Dias, de 58 anos, ficou gravemente ferido no acidente. O ácido que vazou atigiu a cabine do veículo de carga, provocando severas queimaduras em 90% do corpo do condutor. Ele recebeu os primeiros socorros ainda no local e foi levado pelo Corpo de Bombeiros de helicóptero para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, na capital.

De acordo com a assessoria da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Wilson foi levado para o bloco cirúrgico do HPS nesta noite. Seu estado de saúde era considerado gravíssimo.

Ácido sulfúrico cobriu a viatura policial(foto: Kélcia Lodi/Prefeitura de Nova Era/Divulgação)
Ácido sulfúrico cobriu a viatura policial (foto: Kélcia Lodi/Prefeitura de Nova Era/Divulgação)
Um policial civil também foi queimado pelo ácido. Sérgio Vinícius Torres Pinto, 35 anos, dirigia uma viatura da corporação que seguia no sentido contrário ao percorrido pela carreta. Segundo a PRF, o veículo de carga, que seguia sentido Belo Horizonte/Ipatinga, atingiu a mureta central da pista. Com a colisão, o tanque contendo o produto químico rasgou e o produto atingiu a viatura policial que passava pelo local no momento exato do acidente.

O policial sofreu queimaduras de 1º e 2º graus e foi encaminhado para o Hospital São José, em Nova Era. Segundo a unidade de saúde, o quadro clínico dele é estável.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)