(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estudantes ocupam Câmara Municipal de Contagem para pedir reabertura da Funec

Cerca de 100 jovens fizeram muito barulho na Tribuna Livre da Câmara para pedir a reabertura de 19 das 22 unidades da Funec


postado em 15/05/2012 11:43

Cerca de 100 estudante ocuparam, na manhã desta terça-feira, a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizotne para pedir a reabertura de 19 das 22 unidades da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) que foram fechadas pela prefeitura do município. A instituição funciona há 40 anos oferecendo ensino médio profissionalizante.

De acordo com a assessoria da câmara, a diretora de Comunicação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/ Contagem), Luzia Lima Moreira, solicitou um horário na tribuna para falar sobre o assunto e convocou estudantes para participar da discussão. Além dela, o direto do sindicato Exupery Jean de Oliveira Souza, também esteve na Casa. A tribuna livre é um espaço reservado para manifestações populares.

Segundo a assessoria, os estudantes fizeram muito barulho com gritos em apoio ao retorno das Funec. Os representantes do Sind-UTE/Contagem falaram por cerca de cinco minutos para os jovens e relembraram o que foi discutido em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em abril.

Nesse encontro estiveram presentes deputados, alunos, professores e representantes da prefeitura para discutir o assunto. Segundo sindicato, as unidades teriam sido desativadas sob a alegação de que a educação de ensino médio é uma responsabilidade do estado. O processo, segundo o Sind-UTE, também teria acontecido sem a participação popular e obrigado ao remanejamento de 530 dos 650 servidores da instituição.

Essa justificativa do Executivo municipal para o fechamento das escolas foi contestada pelo deputado Carlin Moura (PCdoB), um dos autores do requerimento para realização da audiência. Como solução para o caso foi levantada a possibilidade de estabelecimento de convênio com o estado, por meio do Programa de Educação Profissional (PEP) da Secretaria de Estado de Educação (SEE).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)