(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Duas detentas do Ceresp de Ipatinga seguem internadas por suspeita de doença aguda

Surto de causa indeterminada levou 20 pessoas à internação, das quais duas morreram em menos de 24 horas após apresentação dos sintomas


postado em 13/05/2012 17:14

Duas detentas do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga, no Vale do Aço, seguem internadas no Hospital Municipal da cidade. Ambas apresentavam os mesmos sintomas da doença aguda de causa indeterminada que levou a óbito outras duas detentas da mesmo presídio. De acordo com a Prefeitura de Ipatinga, as duas mulheres que permanecem no hospital apresentam quadro clínico estável

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), desde a última terça-feira, 20 pessoas, entre detentas do Ceresp e agentes penitenciários da mesma, foram internadas no Hospital Municipal de Ipatinga com suspeitas da doença. Todas apresentavam quadro de febre, vômito, prostração e pressão baixa. No mesmo dia morreu Aline Vieira. Já na sexta-feira faleceu Dandara Maiara de Arruda. Ambas foram presas juntas em outubro do ano passado por envolvimento com o tráfico de drogas.

Até este sábado, sete pessoas permaneciam internadas. Cinco tiveram alta neste domingo. Por causa do surto, a ala feminina da unidade prisional está sob quarentena, com visitas proibidas. A mesma situação também havia sido imposta à ala masculina, mas foi suspensa nesse sábado. Segundo a SES-MG, principal suspeita é que o surto seja de um quadro de febre hemorrágica, que pode ser causada por diversos tipos de vírus.

Segundo a SES-MG, exames para febre amarela, dengue e hantavirose estão sendo realizados com o objetivo de identificar a doença. O órgão esclareceu que agentes municipais de Saúde encontraram, próximo a uma caixa d`água na entrada do presídio, o corpo de um rato, animal que transmite doenças como a Leptospirose e Hantavirose.

Os exames são realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Os primeiros testes deram resultado negativo para hepatites viriais A e B. Já os demais exames podem demorar até sete dias para serem concluídos. Amostras de alimentos e água que são servidos aos detentos do Ceresp de Ipatinga também estão sendo examinadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)