(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tremores de terra na madrugada assustam moradores de Montes Claros

Os abalos estariam sendo provocados por uma falha geológica existente na cidade que esta sendo estudada. O sismo foi de 3.0 graus na escala Richter


postado em 02/04/2012 09:01 / atualizado em 02/04/2012 12:02

Moradores de Montes Claros, no Norte de Minas, amanheceram assustados com três temores que ocorreram na cidade durante a madrugada desta segunda-feira. De acordo com a população, os abalos aconteceram à 1h47, às 2h20 e o terceiro por volta das 4h da manhã.

O técnico André Menezes, do Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (UnB), informou que os dados ainda estão sendo analisados para que sejam levantadas mais informações sobre o evento. Mas, o observatóro estimou que o abalo foi de 3.0 graus na escala Richter. Ainda de acordo com Menezes, os abalos estão sendo provocados por uma falha geológica existente na cidade, que está sendo estudada. A Defesa Civil também ajuda nas apurações. Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros recebeu mais de 300 ligações de diferentes partes da cidade, mas não houve registro de ocorrências ou vítimas.

Tremores constantes


O município sofre com tremores frequentes que assustam moradores. O último aconteceu em outubro do ano passado. O sismo de 2,6 graus na escala Richter foi registrado durante a manhã. Foi o terceiro abalo na cidade em 2011 e o quinto num período de 13 meses.

No dia 9 de dezembro de 2007, uma menina de 5 anos morreu em Caraíbas, distrito de Itacarambi, cidade perto de Montes Claros, quando um terremoto de 4,9 graus na escala Richter atingiu a região. O tremor, medido pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, foi o primeiro a causar uma morte no Brasil. A menina dormia em casa com a família quando a estrutura caiu e a esmagou.

O abalo ocorreu de madrugada. Outras duas pessoas sofreram traumatismo craniano e quatro internadas com ferimentos leves. Várias casas ficaram completamente destruídas no distrito. Nos dias seguintes ao terremoto de maior magnitude, o local continuou sentindo abalos menores. Além de Caraíbas, o tremor foi sentido também de forma mais leve em Itacarambi, Manga e Januária, todas no Norte de Minas.

Depois de todas essas ocorrências o governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), reativou em, 2011, o sismômetro que monitora a comunidade de Caraíbas.

(Com Luana Cruz e Maíra Cabral)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)