Os moradores de Belo Horizonte devem ficar atentos. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta para a possibilidade de mais chuva forte na noite desta quinta-feira e na madrugada de sexta-feira. Segundo o órgão, córregos podem transbordar durante o temporal. O acumulado neste período deve ser de 40 milímetros.
A Comdec orienta as comunidades próximas aos córregos, que se organizem em mutirões de sentinelas e utilizem lanternas. No caso de transbordamento, orienta ainda que acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).
Para atrapalhar ainda mais, as pessoas que buscaram alternativas para se livrar do trânsito caótico, também enfrentaram problemas. Algumas estações do metrô tiveram de ser fechadas por mais de uma hora. De acordo com a assessoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), uma falha no sistema de sinalização prejudicou a circulação dos trens.

O Corpo de Bombeiros recebeu, entre 17h e 20h, 74 chamados referentes à chuva. Segundo a corporação, foram registrados 20 inundações, 36 quedas de árvores e cinco desabamentos. Além disso, sete pessoas ficaram ilhadas e seis fios elétricos arrebentaram e ficaram energizados na rua.
Ninguém ficou ferido em nenhuma das ocorrências.
Volume de chuva
De acordo com a Defesa Civil, a Região de Venda Nova foi a mais atingida pelo temporal. O acumulado no local chegou a 56,2 milímetros. Em seguida vem a região Leste, com 37 milímetros, Noroeste, 36,4 milímetros, Pampulha, 34,8 mm, e Nordeste 33mm.
