(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Músico que morreu de acidente de paraglider fez parceria com Milton Nascimento


postado em 03/03/2012 06:00 / atualizado em 03/03/2012 07:07

O saxofone era o principal instrumento de Rúbio Veiga, de 51 anos, que tocou em vários grupos(foto: Paulo Lacerda/Divulgação)
O saxofone era o principal instrumento de Rúbio Veiga, de 51 anos, que tocou em vários grupos (foto: Paulo Lacerda/Divulgação)
Nem todo mundo sabe, mas o “menino Rúbio”, a quem o cantor e compositor Milton Nascimento se refere nos agradecimentos do disco Minas, de 1975, é justamente Rúbio Veiga, que morreu na quinta-feira num acidente de parapente na Serra da Moeda, Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e será cremado hoje, no Parque Renascer, em Contagem. Além de ter tido a ideia de juntar a primeira sílaba do nome e do sobrenome do artista para dar origem ao título do álbum, ele integrou o coro infantil que participou das gravações - na época, tinha apenas 12 anos.

O “coro dos meninos”, como aparece nos créditos de Minas, era formado por Rúbio, Alexandre “Jacarezinho”, André Luiz Veiga e Marco Valério Veiga. Esses dois últimos são irmãos do compositor Wagner Tiso, de quem Rúbio é primo distante. Eles cantam em Minas, faixa de abertura do disco, e Paula e Bebeto, cuja atuação do coro é ainda mais marcante. “O disco é dedicado a todas as pessoas que ajudaram e pro Rúbio, o menino que juntou as primeiras letras do meu nome e descobriu o título”, escreveu Milton no encarte do álbum.

Rúbio, que tinha 51 anos, nasceu em Belo Horizonte, mas passou boa parte da vida entre a capital mineira e Três Pontas, no Sul de Minas, onde tem parentes. Interessado por música desde criança, tornou-se profissional reconhecido. Seu instrumento principal era o saxofone e, entre os principais grupos nos quais atuou, estão a Big Band do Palácio das Artes e o quarteto de saxofones Minasax, com que desenvolveu trabalho relevante com arranjos instrumentais para peças da MPB, registrado no disco Minasax (1997). Também atuou como professor de saxofone do Centro de Formação Artística do Palácio das Artes e com o Jota Quest nos primeiros anos da banda.

Na ocasião da gravação de Minas, de Milton Nascimento, Rúbio passava férias na casa do artista, no Rio, com alguns amigos e parentes da mesma faixa etária. Era um hábito da turma de adolescentes passar todo ano uma temporada de diversão na Cidade Maravilhosa, onde Milton, que morou vários anos em Três Pontas, está radicado desde então. O artista queria um coro infantil para participar das gravações e não teve dúvida de quem escalaria para cumprir a tarefa. Todos eram bem próximos uns dos outros.

Quem confirma essa história é o cantor Paulo Francisco Veiga, de 29 anos. Filho do guitarrista Fredera (membro do Clube da Esquina), o jovem é primo de Rúbio, com quem tinha amizade. Paulo costumava acompanhar o músico em seus voos pela Serra da Moeda: não voava com ele, mas sempre ia buscá-lo nos pontos de aterrissagem. “Ele é que teve a sacada do título do disco Minas. Simples e genial. Onde o Rúbio estava, tinha destaque. Era alegre, cheio de energia e cativante. Tinha personalidade forte e um jeito peculiar de ser, como são os taurinos”, conta ele, que é afilhado de Milton e ouviu dele a história.

“Rúbio sempre foi muito musical e, para mim, não foi surpresa nenhuma vê-lo se tornar profissional. Era um cara muito inteligente, que colocava a música à frente e tinha o pé no profissionalismo. Tocava e cantava desde pequeno e tinha a família musical. Lenice mãe dele, toca acordeon, e o Keller, um dos seus irmãos, virou cenógrafo da Globo, mas ‘batia’ um pianinho de leve”, lembra Fredera, há muitos anos radicado em Alfenas, cidade próxima a Três Pontas, no Sul de Minas. Ele planejava uma viagem a Belo Horizonte, onde visitaria Rúbio em sua loja de instrumentos, SolSete, no Bairro Buritis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)