(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas já tem quase 30% dos municípios em situação de emergência por causa da chuva

Das 853 cidades, 230 decretaram a situação de emergência no estado


postado em 09/02/2012 20:08 / atualizado em 09/02/2012 20:45

Além Paraíba, na Zona da Mata, foi uma das cidades mais prejudicadas pela chuva, que deixou quatro mortos no município(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)
Além Paraíba, na Zona da Mata, foi uma das cidades mais prejudicadas pela chuva, que deixou quatro mortos no município (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)

 

Quase 30% dos municípios mineiros já decretaram situação de emergência por causa da chuva. Dentre as 853 cidades, 230 estão nessa condição, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG). De acordo com o órgão, mais de 3,5 milhões de pessoas foram prejudicadas, direta ou indiretamente, pelos temporais, que tiveram início em outubro do ano passado e deve se estender até abril.

As últimas cidades a decretarem situação de emergência no estado foram Carlos Chagas, no Vale do Jequitinhonha, e Nova Módica, no Vale do Rio Doce. Segundo a Cedec-MG, a primeira enfrentou enchente no dia 15 de dezembro, enquanto a outra foi atingida por forte enxurrada no dia 3 de janeiro. O reconhecimento, por parte da Cedec-MG, da situação de emergência só ocorreu nessa quarta-feira.

A maioria das cidades nesta condição foi atingida por enchentes, enxurradas, deslizamentos e vendavais. Em todo o estado, mais de 26 mil imóveis foram danificados, enquanto 1.423 residências foram destruídas. Ao todo, 103.610 pessoas ficaram desalojadas temporariamente, enquanto 9.296 perderam definitivamente as suas casas. Segundo a Cedec-MG, além dos 230 municípios que decretaram situação de emergência, outros 34 sofreram algum tipo de dano ou prejuízo, mas não foram enquadrados naquela condição.

Desde o início do período chuvoso, 19 pessoas perderam a vida em decorrência dos temporais. Pelo menos uma pessoa ainda está desaparecida. Trata-se de um homem, identificado como Vanis Silencio Ferreira, que teria sido arrastada pela correnteza de um rio em União de Minas, no Triângulo Mineiro, no dia 2 de janeiro e até hoje não foi localizado. Outras 194 pessoas ficaram feridas por causa da chuva.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)