(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Interdição muda a rotina no Bairro Buritis

Alterações no trânsito geram confusão


postado em 13/01/2012 06:00 / atualizado em 13/01/2012 07:04

 A interdição na Rua Laura Soares Carneiro, onde estão os prédios com risco de desabamento, na Avenida Protásio de Oliveira Penna, via abaixo dos edifícios, e na Rua Doutor Célio de Andrade, um dos acessos à área, complica a situação de pelo menos 40 quarteirões da região delimitada pela Rua José Hemetério Andrade, Avenida Professor Mário Werneck e Rua Alessandra Salum Cadar. Além da confusão gerada pelas alterações no trânsito, o fluxo de veículos por ruas que não recebiam tráfego constante acabou com o asfalto em vários pontos. E as chuvas contribuíram para piorar a situação e causar mais transtornos a motoristas e moradores.
 

Na Rua José do Patrocínio Carneiro, que faz esquina com a via dos prédios condenados, um buraco interditou toda a pista. Inicialmente havia um espaço, que era a conta da passagem para os veículos pequenos. Mas, nessa quinta-feira, o quarteirão também foi interditado para obra no local. A cratera gigante está exatamente no espaço entre as duas garagens do prédio onde mora a dona de casa Sirlei Moreira, de 39 anos. A entrada dos carros é feita pela rua do buraco, mas a entrada dos pedestres é pela Laura Soares. “Tenho medo de o tamanho aumentar e daqui a pouco vou ficar presa em casa. Não vou poder sair pela rua do prédio que caiu nem pela rua da minha garagem”, disse Sirlei.

Outro problema observado pela dona de casa é o aparecimento de trincas na garagem. Já é possível ver um desnível de dois centímetros no pavimento. “A água da chuva desce como cachoeira, e já percebemos uma trinca entre o prédio e o passeio”, afirmou.

Em frente ao buraco, enquanto ainda era possível passar, o carro do motorista Fabiano Gonçalves quase não coube no espaço livre. Ele passa no local seis vezes por dia e tem medo que outros buracos acabem complicando de vez a situação. Já que o trânsito foi fechado nessa quinta-feira, o jeito é passar pela Rua Francisco Fernandes dos Santos, aumentando o transtorno. “Minha esposa já perdeu um pneu nessa cratera antes de ela aumentar tanto. Alguma coisa precisa ser feita”, alertou.

A Copasa informou que não há nenhum problema com as redes de água e esgoto e atribuiu a responsabilidade à prefeitura. A Regional Oeste começou a fazer drenagem no local e a água precisa abaixar para a colocação do asfalto. A previsão é de que o trabalho seja feito até o fim do dia de hoje. Sobre a situação de todas as ruas afetadas, a regional informou que continua com a operação tapa-buraco nos locais onde houver necessidade e que será feita requalificação das vias assim que os problemas com os prédios estiverem resolvidos. Sobre a Rua Laura Soares Carneiro, a recuperação se dará somente quando houver contenção no local do desmoronamento e o problema da encosta estiver resolvido.

As mudanças no itinerário da linha de ônibus 8208 (Buritis/Santa Cruz) atrapalharam a vida da aposentada Cláudia Oliveira. Ela disse que o ponto de ônibus da Protásio teve de mudar e, por isso, sobe dois morros a mais (veja quadro). “Agora, prefiro descer na Mário Werneck. Minhas pernas estão doendo”, reclamou. A Célio de Andrade, alternativa para muitos motoristas, está um verdadeiro campo minado. “O tráfego está pesado e sair da garagem ficou perigoso”, disse o funcionário público Geraldo Leonel. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)