
Os moradores de Ribeirão Vermelho, na Região Sul de Minas Gerais, contabilizam os prejuízos após as tempestades que atingiram a região nesta segunda-feira. O Rio Grande subiu e alagou a parte baixa da cidade. O Conjunto Ferroviário do município, construído no século 19, foi invadido pela água. Uma ponte também foi interditada.
Um das principais construções históricas de Minas Gerais foi atingida pelas águas. A rotunda de Ribeirão Vermelho, construída em 1895 e usada para a manutenção e movimentação de locomotivas, foi alagada. “A rotunda alagou, mas não tivemos nenhum prejuízo lá”, afirma o vice-prefeito. A construção é considerada a maior da América Latina
Militares do Corpo de Bombeiros de Lavras, também no Sul de Minas, estiveram na cidade pela manhã para monitorar o rio. “Fizemos a vistoria no rio e verificamos que o nível estava o mesmo”, afirma o soldado Rios.

A preocupação dos moradores é do rio subir ainda mais, pois as comportas da Represa do Funil podem ser abertas. “Muitos moradores estão falando que a usina avisou que o nível subiu muito e que as comportas terão de ser abertas”, afirma a publicitária Elisa Assis Ferreira.
De acordo com a publicitária, o rio começou a subir por volta da 1h da manhã. “Os moradores que moram a beira do rio foram avisados e passaram a madrugada toda retirando seus pertences”, conta Elisa Ferreira.
Segundo o vice-prefeito da cidade, a represa está liberando 2.033 metros cúbicos por segundo de água.
