(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais 4 cidades mineiras decretam situação de emergência

Até agora em todo o estado já são contabilizadas 35 cidades nessa situação


postado em 28/12/2011 16:11 / atualizado em 28/12/2011 16:25

Mais quatro cidades mineiras decretaram situação de emergência por causa da chuva, somando até agora 35 cidades em todo o estado. Alagoa, Claro dos Poções, Alvinópolis e Timóteo decretaram nesta terça-feira após verificar os estragos causados por enxurradas e deslizamentos de encostas. Com o decreto, as obras de recuperação poderão ser realizadas nessas cidades sem a necessidade de abertura de edital de licitação. Alagoa fica localizada na Região Sul, Claro de Poções, está localizada na região Norte, Timóteo no Vale do Rio doce e Alvinópolis fica na Região Central.

A Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais alerta para a possibilidade de eventos adversos, devido a uma frente fria em Minas, causando chuvas de forte intensidade, com volume estimado entre 150 e 200mm. Há condições para ocorrência de temporais isolados no Triangulo Mineiro e Sul, no período da tarde. A intensificação do fluxo de umidade associado ao aquecimento superficial deve provocar grande concentração de chuva nas regiões Noroeste, Centro, Leste, Sul e Zona da Mata.
 
As Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, COMDEC, faz um alerta quanto ao risco de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de encostas. A defesa civil pede que as pessoas adotem comportamentos seguros, como não transitar em áreas alagadas (a pé ou de carro), observar sinais de encharcamento e movimentação do solo das encostas, abandonar  residências preventivamente, não colocar em vias públicas qualquer lixo ou materiais que possam comprometer o escoamento de águas pluviais.
 
Outros 62 municípios foram atingidos com eventos adversos, mas não decretaram situação de emergência. Estima-se que ao todo já são contabilizadas 97 cidades afetadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)