(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito de BH decreta situação de emergência


postado em 17/12/2011 09:04 / atualizado em 17/12/2011 09:57

Foi publicado neste sábado no Diário Oficial do Município o decreto de situação de emergência Belo Horizonte, pelo prefeito Márcio Lacerda, por causa da forte chuva que atingiu a capital mineira nessa quinta-feira. BH recebeu na quinta-feira 50% do volume de chuva esperado para todo o mês de dezembro. Ribeirão das Neves, Contagem e Betim também enfrentam caos.

A recomendação para decretação do estado de emergência partiu do coordenador da Comdec Defesa Civil de Belo Horizonte, coronel Alexandre Lucas. Segundo ele, os estragos provocados pelas águas já justificam o pedido. Em apenas 24h, foram registradas 20 quedas de muros, 39 deslizamentos de encostas, cinco alagamentos, e danos em oito imóveis. Além disso, nove famílias foram removidas de áreas que ameaçavam desabar em vilas e favelas da capital.

Com o decreto de emergência, a Prefeitura de Belo Horizonte fica isenta de fazer licitação para firmar contratos de mão de obra, equipamentos e de veículos que auxiliarão nos reparos dos estragos provocados pela chuva.

Em Minas Gerais 52 municípios  já foram atingidos pelas fortes chuvas e 14 deles decretaram situação de emergência.
 
A Defesa Civil  já havia alertado para a possibilidade de eventos adversos, devido a frente fria que chegou ao Estado nessa quinta feira. Segundo a coordenadoria há possibilidade de chuvas entre 100 e 140mm até nesta segunda-feira o que aumentará os riscos de deslizamentos e alagamentos devido ao solo já estar saturado.  A precipitação prevista para Belo Horizonte neste mês de dezembro é de 319 mm. O acumulado para este mês está em torno de 306 mm. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)