(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nova catedral de Belo Horizonte ficará pronta para receber o Papa Bento XVI

Arcebispo metropolitano apresentou o projeto do novo templo e disse que ele poderá ser palco de encontro entre jovens e sua santidade em julho de 2013


postado em 22/08/2011 23:04 / atualizado em 23/08/2011 01:02

Dom Walmor Oliveira de Azevedo apresentou o projeto arquitetonico da Catedral Cristo Rei para empresarios na Fiemg(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)
Dom Walmor Oliveira de Azevedo apresentou o projeto arquitetonico da Catedral Cristo Rei para empresarios na Fiemg (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)


A Catedral Cristo Rei, que será construída no Bairro Juliana, Região Norte da capital, pode ser palco para o encerramento de Congresso Mundial de Universitários Católicos, com a presença do papa Bento XVI, em julho de 2013. A informação é do arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, que apresentou nesta segunda-feira o projeto do novo templo, de Oscar Niemeyer, a líderes empresariais na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de BH. O evento contou com a presença de autoridades políticas, como, o governador Antonio Anastasia (PSDB), e seu vice, Alberto Pinto Coelho (PP), o prefeito de BH, Marcio Lacerda (PSB) e o senador Aécio Neves (PSDB).

De acordo com dom Walmor, o papa já confirmou presença no Brasil, no Rio de Janeiro, onde será realizada a Jornada Mundial da Juventude, também em julho de 2013. “Essa será uma razão muito importante, se conseguirmos o que esperamos, que é edificar o templo para que o papa Bento XVI possa vir aqui e fazer encerramento do Congresso Mundial de Universitários Católicos e ao mesmo tempo abençoar a nossa Catedral Cristo Rei. Esse é um programa que já colocamos como convite ao papa e vamos trabalhar para que ele se realize”, afirmou.

Ao falar aos empresários, durante o evento, o governador Anastasia já havia sugerido que a conclusão da catedral não visasse apenas a Copa de 2014, mas que considerasse a visita do sumo pontífice ao Brasil. Anastasia justificou o apoio do governo ao projeto lembrando que o arquiteto Oscar Niemeyer teve como início de sua trajetória a construção da Igreja de São Francisco, na Pampulha. “O governo vai acompanhar e ajuda na construção dessa obra que irá honrar o espírito cristão mineiro”.

O senador Aécio Neves também destacou a importância da nova catedral para o estado e da adesão do empresariado ao projeto, o qual se disse “sócio desse sonho” desde os primeiros momentos. “É preciso sonhar grande para que a mobilização seja grande”, sugeriu o senador, que acrescentou que não se trata apenas da construção de um templo de grande dimensão, mas uma grande demonstração de fé.

O diretor-presidente do Estado de Minas, Álvaro Teixeira da Costa, destacou a integração dos Diários Associados ao projeto da Catedral Cristo Rei, dando ampla cobertura a cada passo, cada conquista da iniciativa, que segundo aponta, é fundamental para a cultura mineira. “Que a catedral seja construída no prazo estabelecido. Faremos todos os esforços para chamar os mineiros a colaborar. O primeiro projeto de Niemeyer na capital foi a Igreja de São Francisco e a nova catedral deve ser seu último grande em Belo Horizonte, no Vetor Norte, num ponto que conquistou nossa auto-estima com a Cidade Administrativa, com a Linha Verde”.

Álvaro Teixeira da Costa lembrou de sua infância, quando era estudante do Colégio Dom Silvério e participou da campanha “Doe um tijolo” para construção da Igreja do Carmo, ressaltando a importância da participação de todos católicos na proposta de construção da nova catedral, cuja arquidiocese espera não só doações do empresariado, mas de todos os fiéis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)