(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mania de blogs e redes sociais, bonecas encantam as meninas


postado em 13/08/2011 07:45 / atualizado em 13/08/2011 09:53

Se você nunca imaginou ter uma boneca de pixel, talvez seja a hora de mudar seus conceitos. Elas têm cabeça, braços, pernas e sorriso como todas as outras. A diferença é que são bonecas virtuais. E que diferença! Por não serem de carne e osso – ou melhor, de plástico ou pano –, multiplicam-se em blogs e redes sociais. Todo mundo quer uma linda doll enfeitando seu perfil.

Uma das responsáveis pelo site dolls.com.br, Pâmela Rebelo explica que as dolls são bonecas criadas pixel por pixel por ilustradores, chamados dollers. O site é um destino bacana tanto para quem cria dolls totalmente novas e as compartilham com os visitantes, quanto para quem não sabe criá-las, mas adora montá-las nos dollmakers.

Esse é o caso de Ana Catharina Oliveira, de 12 anos, que descobriu as dolls sem querer. Quando tinha 9, sua mãe viu na internet um site onde as bonequinhas podiam ser vestidas com uma variedade incrível de roupas. Ah, Ana ficou fascinada. “A gente escolhe o tema que quer montar – pode ser bailarina, estudante, sereia – e depois as roupas. A brincadeira é passar o tempo vestindo as bonecas.”

Muito criativa, Ana sempre gostou de imaginar a vida de suas bonecas. Com as dolls isso ficou ainda mais fácil, porque suas

criações se transformaram em personagens. “Como posso salvá-las no computador, escolho as mais legais, dou um nome e vou fazendo as histórias na minha cabeça, porque agora, além de imaginar, posso ver as personagens.”

Para Bruna Dias Diniz Silva, de 9, os sites de dolls foram a porta de entrada para uma realidade diferente. Suas dolls preferidas são as sereias, para as quais adora escolher a cor da cauda e dos cabelos. Mas a variedade de roupas das bonecas de pixels foi o que a fisgou. “Adoro vestir minhas bonecas de verdade, mas as dolls têm muito mais roupas que elas”, comemora.

É mesmo um achado, mas que não substitui a eterna brincadeira de meninas. Uma boneca de pano, daquelas de roupa costurada e que, portanto, não pode ser trocada, continua sendo a preferida de Beatriz Mota Dias Pena, de 9, que, nem por isso, deixa de brincar de dolls, Barbie e Polly. Na internet, ela aproveita para carregar no figurino. “Encho as minhas dolls de acessórios. Gosto de colocar tudo o que há”.

Isso quando as fãs de dolls só sabem vesti-las nos dollsmakers, os programas onde se escolhe o tema da boneca e, a partir daí, seu figurino. O universo das dolls é tão envolvente que a ideia é começar a “desenhar”, pixel por pixel, sua própria doll, com a ajuda de programas gráficos. Ana já tentou, mas confessa não ter ficado muito bom. Enquanto ganha experiência, não se cansa de fazer suas produções. E você? Acha que essa blusa combina com o quê?

De onde veio? Para onde vai?
As dolls surgiram em 1995, como avatares (personagens) em um programa de chat chamado The palace. No início eram bem simples, desenhadas com a ferramenta de edição do próprio programa. Ficou tão popular nos chats que passaram a ser colecionáveis. Hoje, elas trocaram as páginas de chat pelas redes sociais.

Quando ela era de papel
Os dollmakers, páginas da internet onde são montadas as dolls, foram inspirados na antiga brincadeira de bonecas de papel, em que os corpinhos eram recortados em cartão e as peças de roupas e acessórios eram colocadas por cima e presas ao corpo com abas. Hoje, as imagens das roupas são escolhidas e arrastadas até o corpo da boneca.

Quer uma doll aí?
As dolls podem ser desenhadas pelos mais experientes ou montadas por quem quer apenas brincar de montar um look para as bonecas. Quem cria pode considerar sua doll adotável ou não adotável. As adotáveis podem ser salvas por outros visitantes, que geralmente as colocam em redes sociais.

Sua preferida é...
Existem várias “espécies” de dolls. As mais populares no Brasil são as Preps e as Candy Dolls, mas existem vários outros tipos. As Preps são dolls mais parecidas com humanos e também mais fáceis de desenhar e acomodar porque são pequenas. As Candy Dolls nasceram na Coreia, são maiores e mais difíceis de desenhar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)