(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crianças ensinam como preparar receitas inventadas por eles


postado em 30/07/2011 12:45 / atualizado em 30/07/2011 12:51

Inventar receitas pode se tornar uma experiência bem divertida. Já parou para pensar que, tão legal quanto saborear um bolo é aprender a prepará-lo? Se ficou com vontade de se aventurar na cozinha, o Guri ajuda você a fazer três pratos deliciosos.

Sem esconder a preferência por doces, Ana Luíza Rodrigues, de 10 anos, mostra como se faz cupcake de chocolate. Conversa vai, conversa vem, a menina se revela uma cozinheira de mão cheia. Ela conta que, de tanto observar a mãe, aprendeu a preparar pratos que adora, como macarrão, salsicha, arroz e feijão. “Anoto todas as receitas que ela me ensina no meu caderno”, conta.

Cozinhar é a paixão de Lucas Gabriel da Silva, de 10. Com o incentivo da avó, ele se interessou pela culinária e já sabe fazer omelete, coxinha e até massa de pão de queijo. “Penso em ser cozinheiro quando crescer, para trabalhar em um restaurante que sirva comida diferente”, sonha. Lucas testa para o Guri a receita do bolo de pão de queijo.

Quem também participa da brincadeira é Julliany Eduarda Almeida, de 5. “Gosto muito de ajudar minha mãe na cozinha”, diz. Ela prepara seu doce preferido, o brigadeiro, e se diverte enquanto faz as bolinhas e enfeita cada uma delas com confeitos bem coloridos.

Antes de preparar os pratos, Ana Luíza, Lucas e Julliany dão algumas dicas para os aventureiros da cozinha. Preste bastante atenção para não errar a receita, seja cuidadoso com o fogo para não se queimar, faça tudo com muito carinho e tenha paciência, porque, às vezes, pode não dar certo na primeira vez.

Prepare-se, então, para a aventura: compre os ingredientes, coloque o avental e lave as mãos. Não se esqueça de que é preciso estar com um adulto por perto, principalmente na hora de mexer com liquidificador, forno e panela no fogo. Três, dois, um… mãos à obra!

Confiras as receitas

Cupcake de Chocolate (Chef Ana Luiza Rodrigues)

Ingredientes:
3 ovos
½ xícara (chá) de óleo
2 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de leite
2 ½ xícaras (chá) de açúcar
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
Granulado e confeitos coloridos

Modo de fazer
Coloque no liquidificador, os ovos, o óleo, a margarina e o leite e bata por três minutos. Junte o açúcar e bata por mais um minuto. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, sem parar de bater. Junte o chocolate em pó e continue a bater até que a massa fique homogênea. Coloque-a numa tigela e misture o fermento, cuidadosamente, sem bater. Despeje a mistura nas formas de cupcake e leve para assar por cerca de 20 minutos. Para cobertura e recheio, faça um brigadeiro mole.

Brigadeiro diferente (Chef Julliany Eduarda Almeida)

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
½ lata de creme de leite
Granulado e confeitos coloridos

Modo de Preparo:
Junte todos os ingredientes em uma panela, com exceção do creme de leite, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando a mistura começar a soltar do fundo da panela, desligue o fogo. Adicione o creme de leite e mexa mais um pouco. Ainda quente, derrame o brigadeiro em uma vasilha untada. Enrole-o e decore com os confeitos.

Bolo de Pão de Queijo (Chef Lucas Gabriel da Silva)

Ingredientes:
Massa
3 ovos
½ xícara (chá) de óleo
½ xícara (chá) de leite
250g de polvilho doce
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de queijo parmesão ou canastra ralado
Sal a gosto

Recheio

1 colher (café) de orégano
1 xícara (chá) de presunto ralado
1 xícara (chá) de muçarela ralada
2 colheres (sopa) de molho de tomate

Modo de preparo:

Misture bem os ingredientes do recheio e guarde-os. Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o leite, metade do queijo ralado e o sal. Passe a mistura para uma tigela e acrescente o restante do queijo, o polvilho e o fermento em pó. Em uma fôrma untada com margarina e polvilhada com polvilho, coloque metade da massa, em seguida o recheio e depois o restante da massa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)