(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nelson Hungria vai ganhar scanner corporal para evitar entrada de armas e drogas

Equipamento, que vai ser instalado dentro de 30 dias, pretende diminuir o constrangimento das revistas íntimas


postado em 07/07/2011 18:04 / atualizado em 07/07/2011 18:54

A Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai ganhar um novo equipamento para evitar a entrada de armas e drogas na prisão, um body scan, um tipo de scanner corporal. O equipamento tem capacidade de detectar até mesmo os materiais que tiverem sido ingeridos. Ele será usado diariamente e será instalado dentro de 30 dias. O pregão eletrônico para a locação do equipamento foi homologada nesta quinta-feira pelo secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada.

O aparelho será alugado por um período de 36 meses. O governo vai pagar R$ 19 mil por mês para ter o equipamento. Segundo a Seds, ainda em 2011, um novo edital deve ser publicado para a aluguel de, pelo menos, outros seis aparelhos de varredura corporal.

Com a instalação do scanner corporal o constrangimento da revista íntima deve diminuir. De acordo com o Secretaria do Estado de Defesa Social (Seds), tal atitude só será tomada se houver suspeita contundente de que o visitante esteja portando algum material não permitido.

A visita íntima já foi motivo de revolta por parte dos presos da penitenciária. Neste ano, alguns detentos comandaram uma série de ataques a ônibus em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Um dos mandantes dos atentados, Cleverson Silva de Oliveira, de 26 anos, contou, durante a sua apresentação a imprensa, em 19 de maio deste ano, que depois da mudança da direção do presídio, alguns parentes dos presos estavam sendo maltratados por agentes penitenciárias que estariam fazendo revista íntima em idosas. Esse procedimento estaria causando constrangimento em seus parentes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)