(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores cobram revitalização do Mercado do Cruzeiro


postado em 07/05/2011 18:50 / atualizado em 07/05/2011 18:55

Moradores fizeram manifestações artísticas para chamar atenção para a importância de preservar o espaço(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Moradores fizeram manifestações artísticas para chamar atenção para a importância de preservar o espaço (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

 

Desconfiados, e com receio de estarem sendo enganados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), frenquentadores do Mercado Distrital do Cruzeiro, na Região Centro-Sul da capital, ocuparam o complexo na manhã deste sábado, com manifestações artísticas para chamar a atenção de autoridades para a importância da revitalização do espaço. Na sexta-feira, o polêmico projeto de transformar o local em um grande centro comercial, com a construção, inclusive, de um hotel de luxo, foi suspenso pela PBH, sob a alegação de que o órgão quer estudar melhor as alternativas. Em partes, a decisão foi vista como a primeira vitória da comunidade e de comerciantes do local. Neste sábado, eles fizeram o movimento Feliz Invasão do Mercado, para cobrar da prefeitura a revitalização do ambiente.

Há 36 anos como parte da história da capital, o Mercado do Cruzeiro, pelo projeto da prefeitura , orçado em R$ 200 milhões, daria lugar a dois hotéis, com 387 quartos, estacionamento para 1,9 mil veículos, área de eventos e cerca de 60 lojas, com espaço garantido para os atuais feirantes. Desde que foi anunciada, a ideia mexe com as opiniões de quem conhece ou mora próximo ao lugar. Anteontem, a prefeitura surpreendeu a todos, ao suspender o encaminhamento do projeto, sem dar muitos detalhes da decisão.

“Estamos desconfiados com tudo isso. Não seria uma manobra para se fazer algo às escuras?”, questionou a presidente da Associação dos Cidadãos do Bairro Cruzeiro (Amoreiro), Patrícia Caristo, acrescentando que o jogo não está ganho. “Só vamos parar com as manifestações quando tivermos certeza do que será feito. Queremos que a PBH revitalize o mercado e garanta aos feirantes os seus direitos”, aponta.

Enquanto a feira das Mercadoras da Arte, feita mensalmente há oito anos, ocorria dentro do mercado, a houve também o movimento Feliz Invasão do Mercado – grupos de maracatu, pernas de pau, palhaços e malabaristas, que, com auto-falantes, chamavam a clientela a participar do abaixo-assinado para ação pública contra a PBH. A expetativa é reunir 5 mil assinaturas. “A decisão da prefeitura nos deixa com o pé atrás, porque, sempre que ela decide por algo do mercado, volta atrás quando menos se espera”, comentou a coordenadora das Mercadoras da Arte, Nádia Perini.

Tiro no pé

Também circulou pelo mercado o anúncio da audiência pública sobre o futuro do lugar , no dia 17, na Assembleia Legislativa. Mas há comerciantes contra os manifestos e que não consideram a decisão da PBH algo a se comemorar. “Isso foi uma grande derrota. O projeto era a oportunidade para o lugar crescer; Há informações erradas de que o local ia ser demolido, mas não ia. Estamos dando um tiro no pé” , defendeu a vice-presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado do Cruzeiro, Neusa Resende da Fonseca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)