(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM 83 ANOS

Respeito ao leitor é característica marcante nessas quase oito décadas e meia


postado em 27/03/2011 07:00 / atualizado em 27/03/2011 07:11

Pedro Henrique ganha um presente e passa a integrar o time dos jovens assinantes(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press. Brasil)
Pedro Henrique ganha um presente e passa a integrar o time dos jovens assinantes (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press. Brasil)

Dois tempos, duas vidas e um grande interesse em comum: a qualidade da informação. Quase oito décadas separam o representante comercial aposentado Hélio Lemos Pimentel de Oliveira, de 91 anos, o mais antigo e mais velho assinante do Estado de Minas, e o estudante Pedro Henrique Diniz Gomes Medeiros, de 14, o mais jovem, num universo de mais de 90 mil pessoas. Residentes na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, ambos mantêm o hábito sagrado de, todos os dias, encontrar – e quase sempre recortar e guardar – reportagens e notícias internacionais, nacionais, do estado e da capital, passando pelo esporte, cultura, cidade, ciência, veículos e outros temas nas páginas do seu jornal preferido. Além das notícias, eles ainda fazem parte do Clube A, com uma série de benefícios e promoções para os assinantes.

Em seu apartamento no Bairro Sion, felizes coincidências unem a história do jornal ao casal Hélio e Regina Neves Pimentel de Oliveira. O marido é assinante há mais de 60 anos, enquanto a mulher tem a mesma idade do EM, com a diferença de apenas dois dias. “Nasci em 9 de março de 1928, enquanto ele circulou pela primeira vez no dia 7. Cheguei ao mundo um pouco atrasada”, brinca a simpática dona de casa.

Todas as manhãs, Hélio e Regina, casados há 65 anos e com quatro filhos, nove netos e quatro
bisnetos , se reúnem na sala para saber as notícias. “O jornal chega aqui de madrugada. E, então, depois do café, nos sentamos no sofá para ler as últimas do mundo, do país, do estado e da cidade. A gente aqui fica por dentro de tudo logo cedo”, conta a senhora nascida em São Paulo e residente em BH desde os 2 anos. Com limitações devido a um acidente vascular cerebral recente, Hélio, carioca que veio para BH com um ano, comenta os textos.

A ligação entre o casal e a notícia é tão forte, que o aposentado guarda, colada num isopor e coberta por plástico, a primeira página da edição de 8 de agosto de 1928, ano da fundação do jornal. Na matéria principal está a construção do Viaduto Santa Tereza, que iria se tornar depois, por meio da Avenida Tocantins, atual Assis Chateaubriand, o elo entre o Centro da cidade e os bairros Floresta e Santa Tereza. Com um sorriso, Regina lembra que o casamento dos dois, celebrado em 8 de maio de 1946, foi noticiado – “com minha foto de noiva e tudo”.

Filho de um médico que chegou a Minas pelas mãos do especialista em bócio Dorinato de Oliveira Lima, Hélio teve outro contato curioso com o jornal no lançamento dele, numa época sem tanta publicidade e promoções como hoje. Quem comprava a primeira edição ganhava uma caixinha de fósforos, algo precioso para as famílias. O número, com quatro páginas, custava 200 réis, o preço de uma passagem de bonde. Entusiasmado com o brinde, o menino de 8 anos não titubeou. Juntou seus tostões e comprou logo três jornais, garantindo, desse jeito, fósforos para uma longa temporada na cozinha de sua mãe.

NOVA GERAÇÃO

Na família de Pedro Henrique Diniz Gomes Medeiros, morador do Bairro Serra, a leitura do EM é um hábito que atravessa gerações. Por isso, ele foi presenteado pela mãe, a dentista Iêda Maria Diniz de Souza, com uma assinatura do jornal. “Na casa dos meus pais, fomos criados dessa forma, então, nada melhor do que manter a tradição. Desde pequenos líamos todos os cadernos”, afirma Iêda. Típico representante de sua geração, sempre com a agenda cheia – está no nono ano do ensino fundamental, joga futebol, gosta de andar de skate, toca contrabaixo, estuda inglês e espanhol –, o garoto dedica um tempo exclusivo às notícias.

“Atualmente, acompanho com atenção o que ocorre no Japão. Gosto muito do primeiro caderno, do Superesportes, saber as novidades sobre o meu time, o Cruzeiro, e Gerais”, conta o estudante, que vê muito futuro para o jornal impresso. “Ele tem um sabor especial. Mesmo com o avanço da tecnologia, internet e outras mídias, sempre haverá espaço para ele, pois é mais completo, diferente. E eu gosto de me manter informado”.

CLUBE

A Criado há 18 anos para os assinantes do EM, o Clube A é o passe para entretenimento, diversão, bem-estar, boa gastronomia e programação cultural em Minas. Mensalmente, oferece centenas de benefícios e promoções em pré-estreias no cinema, eventos, viagens, festivais, espetáculos, exposições e jogos. No total, são mais de 400 estabelecimentos conveniados nos setores de compras, corpo e mente, gourmet, lazer e diversão, serviços e conveniência.

Em 2010, o Clube A promoveu 62 espetáculos de teatro e música, com sorteio de convites para camarotes e áreas VIP. E marcou presença no Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, na Região do Campo das Vertentes, com uma banca gourmet e várias degustações para assinantes; na Casa Cor, com descontos em ingressos e a promoção que premiou cinco assinantes com projetos de decoração de arquitetos participantes do evento; no aniversário do Minas Tênis Clube, no qual foram sorteados ingressos para a pista golden do show do Black Eyed Peas; na Decanter Wine Show, especializado em vinhos; na Bienal do Livro, que teve banca especial montada pelo EM; e na superliga de vôlei, com camarote exclusivo. Também no ano passado foram distribuídos cerca de 19 mil brindes para assinantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)