(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acesso difícil ao muro de pedras da Serra do Curral evita depredação


postado em 20/02/2011 07:13

Amigos de longa data, desses que, na infância e adolescência, se aventuram mato adentro para conhecer as riquezas de sua terra, os integrantes do Movimento Comunitário, Cultural, Esportivo e Ecológico Saudade e Adjacências conhecem de cor e salteado as histórias e belezas da Serra do Curral. Com dois deles, Dirson Ovídio Borges, de 63 anos, e Edson Batista Barbosa, de 50, moradores das proximidades do Cemitério da Saudade, no Bairro Saudade, na Região Leste, o Estado de Minas conheceu o muro com as pedras sobrepostas sem argamassa. Felizmente, é preciso admitir, o difícil acesso e o desconhecimento do lugar impediram que ele ficasse em situação precária ou sumisse do mapa.

A cada momento, Dirson chama a atenção para um ponto importante que se avista, pois o marco está nas proximidades dos limites da capital com Sabará, Nova Lima e Raposos: a Serra da Piedade, coberta de nuvens; o Bairro General Carneiro, onde o Ribeirão Arrudas deságua no Rio das Velhas, em Sabará; o Pico Belo Horizonte; o paredão de concreto formado pelos prédios; a Mata da Baleia; a massa verde do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, entre as regiões Leste e Nordeste; e o antigo Hotel Taquaril, bem perto dos olhos. “Esse ponto é de grande valor turístico. Olhem como a temperatura aqui muda”, compara Dirson, lembrando-se do calor escaldante no Centro da cidade.

Depois da contemplação, vem o sentimento de que é preciso agir, com urgência, para evitar estragos numa área de tanta importância histórica. Com um pedaço de pau, ele e Edson recolhem um lençol que foi deixado no meio do mato. Não bastasse esse flagrante, um amontoado de pedras foi transformado em depósito de garrafas pet, embalagem de suco, papel de barra de cereais, peça plástica de uma moto, pedaço de espumas e até papel higiênico. “É um absurdo uma situação dessas. Ainda bem que uma mineradora saiu daqui de perto há 25 anos. Do contrário, teríamos hoje sérios problemas”, reclama Edson.

Quem conhece as trilhas sabe que silêncio e um cenário deslumbrante vão acompanhá-lo durante todo o trajeto. Depois de uma queda com a sua bicicleta, no caminho de pedras soltas, o agente penitenciário Wesley Rodrigues Melo, de 29, morador do Bairro Jardim dos Pirineus, na Região Leste. “Minha bike está preparada para qualquer derrapagem”, brinca Wesley, carregando a magrela ladeira acima. Mas tudo vale a pena: “Estudei a história de BH no colégio, passo aqui meus dias de folga, e gostaria de saber mais sobre este muro”.

Convite

A diretora do Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Michele Arroyo, se disse surpresa com a existência do muro. “Na época do tombamento, em 2002, percorremos todo o perímetro da Serra do Curral para mapeá-lo, mas não percebemos essa construção”, disse. Ele faz convite aos integrante do Movimento Comunitário, Cultural, Esportivo e Ecológico Saudade e Adjacências, para que compareçam à FMC com documentos, fotografias ou abaixo-assinado pedindo o tombamento, e mostrem a localização exata do monumento, para posterior vistoria. Michele diz que a fundação tem um programa de inventário para localizar antigas fazendas, mapeá-las e tentar identificar algumas reminiscências.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)