(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Interessados em doar medula óssea podem se cadastrar no Hemominas


postado em 15/02/2011 08:25 / atualizado em 15/02/2011 09:19

Pessoas que têm interesse em ser doador de medula óssea poderão fazer a boa ação na quarta-feira. A fundação Hemominas fará cadastros de interessados na Fundação Dom Cabral, localizada na Avenida Princesa Diana, 760, no Condomínio Alphaville em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Para se cadastrar como candidato à doação de medula óssea é preciso ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não apresentar doenças, como as infecciosas ou as hematológicas. O candidato recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue (de 5 a 10 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA) e enviada ao Redome - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

No momento do cadastro, é indispensável a apresentação de documento oficial de identidade válido com foto. Durante a coleta da amostra de sangue, o candidato assina um Termo de Consentimento para que seus dados cadastrais, o resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de Histocompatibilidade/Imunogenética sejam incluídos no Redome. Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação.

De acordo com a fundação, a chance de encontrar um doador com medula compatível entre não parentes é de 1 em 100 mil, devido à miscigenação do povo brasileiro. Para aumentar as possibilidades de transplante, é necessário que o número de candidatos à doação cresça no país.


Outras informações sobre doação de sangue, cadastro de medula óssea e unidades da Hemominas no Estado, podem ser obtidas através do call center 155. A chamada é gratuita em todo o Estado. Mais informações: Hemocentro de Belo Horizonte (31) 3248-4518


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)