(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Palácio da Liberdade sai de cena; luzes ganham o palco

Visitantes participam da última excursão do ano pelos corredores do imponente edifício-sede do governo de Minas. Atração dá lugar à decoração da praça, a ser inaugurada esta semana


postado em 01/12/2008 07:16 / atualizado em 08/01/2010 03:59

Equipes trabalham duro nos últimos detalhes da decoração natalina, que precisa estar pronta até quinta-feira(foto: Fotos: Jair Amaral/EM/D.A Press )
Equipes trabalham duro nos últimos detalhes da decoração natalina, que precisa estar pronta até quinta-feira (foto: Fotos: Jair Amaral/EM/D.A Press )
Os portões da sede do governo de Minas foram abertos para visitação pública pela última vez no ano, no domingo pela manhã. Durante quatro horas, o Palácio da Liberdade, que completa 111 anos na próxima semana, recebeu 842 visitantes, que puderam conhecer ou rever um dos mais belos e importantes marcos da história do estado. Ao todo, cerca de 6 mil pessoas percorreram os corredores e cômodos da imponente construção desde maio deste ano, quando as visitações foram reabertas, depois de quatro anos de uma ampla reforma.

A partir de agora, a atração das visitas dá lugar às comemorações de fim de ano, que ocupam todo o mês de dezembro e têm na iluminação de Natal da Praça da Liberdade um de seus pontos altos. A decoração será inaugurada na quinta-feira. No fim de semana, 1,5 milhão de microlâmpadas e 18 mil metros de cordões luminosos começaram a ser colocados na praça, que também receberá bonecos de neve, sinos e bengalas natalinas gigantes.

Programação de ontem encerrou ciclo de cerca de 6 mil visitas em 2008
Programação de ontem encerrou ciclo de cerca de 6 mil visitas em 2008


Uma movimentação que serviu de atração extra a quem participou do último dia de visitação ao palácio. Antes de os grupos começarem a entrar, os visitantes puderam acompanhar ainda a cerimônia de troca da guarda e hasteamento de bandeiras, com a participação da Companhia de Guarda de Palácios e da banda da Polícia Militar de Minas Gerais. A arquiteta Cristiane Rosa de Oliveira, de 23 anos, viu o trabalho de restauração do palácio enquanto cursava a faculdade e, pela primeira vez, viu o resultado final. “Ficou excelente. É possível ver que as crianças, por exemplo, ficam encantadas com as cores, as pinturas, os retratos. Serviu para aproximar mais as pessoas das suas raízes e resgatar as memórias.”

O administrador público Diego Vettori já esteve apenas em uma parte da sede do governo, usada em solenidades. Mesmo sem o olhar treinado da namorada Cristiane, também aprovou as intervenções realizadas, como as pinturas de paredes originais que foram resgatadas no processo de restauração e o novo hall do elevador, que ficou cerca de sete décadas encoberto por paredes.

Toque

Como só olhar não basta, as mãozinhas inquietas dos irmãos André e Felipe Borges, de 3 e 7 anos, elegeram como favorito o Espaço Liberdade, ambiente interativo onde o visitante conhece a história da construção, por meio de uma linha do tempo, e todo o seu processo de restauração. “Foi legal brincar com a tela e tirar o pó da imagem”, conta Felipe, referindo-se à parte em que o visitante simula participar da reforma com um movimento de mãos.

Pais de André e Felipe, o casal Welber Borges de Almeida e Fabiana Carla Borges viram pela primeira vez os suntuosos salões do palácio. “Não tínhamos idéia de como era por dentro. Sempre vimos de fora, ao passear pela praça”, diz Fabiana. “É bom demais poder conhecer o escritório do governador”, brinca Welber. Quem não pôde percorrer o Palácio da Liberdade este ano vai ter nova oportunidade a partir de março de 2009, quando a programação será retomada, todo último domingo de cada mês, em grupos de até 12 pessoas (grupos maiores devem ser agendados), com duração aproximada de 15 minutos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)