TEATRO NO ITAÚPOWER
A 48ª Campanha de Popularização Teatro & Dança já deu a sua largada inicial no ItaúPower Shopping. Os ingressos para as peças "Pouso forçado, uma história de amor" (apresentações nos dias 27, 29 e 29 de janeiro), e "A natureza dos machos" (do dia 13 ao dia 22 de janeiro), já estão à venda. Para não ficar de fora, garanta seu ingresso pelo site Vá ao Teatro (vaaoteatromg.com.br), que também agrupa outras informações da 48ª edição da campanha.
CDL/BH
De 30 de janeiro e 6 de fevereiro jornalistas de todo o país poderão se inscrever para a 11ª. edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. A premiação terá sete categorias contempladas: impresso, rádio, televisão, internet (sites e blogs), cinegrafista, fotojornalista e estudante. Além do reconhecimento profissional, a 11ª edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo irá distribuir mais de R$ 70 mil em forma de vales-viagem e vales-compra, aos vencedores. Não há limite de reportagens a serem inscritas. Os materiais devem ter sido publicados/veiculados no período de 10 de fevereiro de 2022 a 5 de fevereiro de 2023. Os trabalhos inscritos deverão abordar pautas referente ao setor de comércio e serviços de Minas Gerais (só serão aceitos trabalhos sobre o comércio formal)
RESPEITO AO TRABALHO
Dentre as novidades do prêmio está o slogan "O comércio cria, a imprensa dá voz". O objetivo é reforçar o quanto o trabalho realizado pelos profissionais de comunicação é essencial para a valorização e o crescimento da principal força econômica do estado. Os pilares da premiação são o respeito ao trabalho dos profissionais de comunicação, a valorização da imprensa, a defesa da liberdade de imprensa e o comprometimento com uma relação saudável e transparente com os profissionais de jornalismo.
CURSO
O curso de Administração da Estácio BH recebeu o prêmio "Destaque em Administração", do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), por sua participação em inúmeros projetos do órgão. A homenagem reconhece as instituições de ensino que promovem a valorização e o desenvolvimento da abordagem nas organizações
e na sociedade civil.
PATROCÍNIO DA FOLIA
Depois de dois anos sem carnaval, devido a pandemia da Covid-19, a folia momesca volta a ser uma boa opção de investimento para os grandes e pequenos anunciantes. Belo Horizonte espera recuperar a condição de terceira capital em faturamento. De acordo com a Belotur, a movimentação econômica no período oficial da folia deve atingir R$ 623 milhões, além de gerar 9,2 mil empregos diretos e indiretos. No edital apresentado em dezembro, a Belotur ofereceu ao mercado 18 cotas de patrocínio, com previsão de arrecadar R$ 21,5 milhões. O valor é superior aos R$ 6 milhões pagos em verba direta e aos R$ 8,3 milhões de estruturas e serviços, em 2020 (R$ 14,3 milhões, no total). Em 2019, o investimento foi de R$ 4,5 milhões em verba direta, mais R$ 8,3 milhões em planilhas de estruturas e serviços (R$12,8 milhões, no total). Ainda de acordo com a Belotur, a previsão é que a festa reúna mais de 5 milhões de foliões na capital mineira. No último carnaval realizada, a cidade recebeu cerca de 4,45 milhões de foliões.
META MULTADA
Meta Platforms Inc. recebeu € 390 milhões (US$ 414 milhões) em multas pelo principal órgão de fiscalização de privacidade da União Europeia. O motivo foi a forma como os dados dos usuários são usados para anúncios personalizados do Facebook e Instagram. A empresa recebeu um ultimato para alinhar seus serviços de acordo com a legislação da União Europeia. Agora, a Meta tem três meses para garantir que o processamento de tais informações esteja em conformidade com as regras da União Europeia.
INVESTIGAÇÃO
O regulador aplicou uma multa de €210 milhões ao Facebook e €180 million ao Instagram. O órgão de fiscalização concluiu que os termos de serviço da Meta exigiam que os usuários aceitassem anúncios personalizados ao se inscreverem nos serviços de mídia social, o que é uma violação as regras da UE. O órgão de fiscalização irlandês descobriu que a Meta "não tem o direito de confiar na base legal do 'contrato' em conexão com a entrega de publicidade comportamental" no Facebook e no Instagram. As investigações seguiram queixas em 2018 contra o Facebook e o Instagram. A empresa alega que houve falta de clareza regulatória sobre a base legal que as empresas devem usar para certos anúncios e que "discorda fortemente" das descobertas da autoridade irlandesa e vai recorrer.
AUDIÊNCIA NA TELINHA
Anualmente, a Kantar Ibope Media divulga como será a avaliação da audiência televisiva no país. A cada ano, a empresa de pesquisas atualiza o valor da amostra de modo a representar de forma mais fiel a audiência de diferentes praças, levando-se em conta eventuais aumentos ou diminuição de população. Para 2023, a Kantar estabeleceu que cada ponto de audiência 15 mercados, que representa o território nacional, passa a equivaler a 268.083 domicílios. Já o ponto de audiência na Grande São Paulo, usada como referência, passou a representar 76.953 domicílios. Os números são relativamente superiores ao valor de cada ponto de audiência estabelecido pela Kantar em 2022. Na Grande São Paulo, por exemplo, a representatividade de cada ponto de audiência no ano passado era de 74.666 domicílios.
DÚVIDA
A dúvida de que o atraso na realização do Censo demográfico brasileiro, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável por mapear a população do brasileira, poderia provocar distorções na medição da audiência, foi descartada pela Kantar. A previsão inicial era de que o Censo fosse realizado em 2020, mas foi suspenso por dois anos devido a pandemia de Covid-19. Estimava-se que a população brasileira estivesse em torno de 214,4 milhões de pessoas. Mas os primeiros dados divulgados pelo IBGE baixa para 208 milhões de pessoas. A Kantar Ibope Media argumenta que usa fontes próprias, através de informações geradas pelo Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua, além de um estudo proprietário chamado Levantamento Socieconômico (LSE), que reúne as características sociais, demográficas e econômicas dos domicílios das principais regiões metropolitanas, para fazer a leitura da audiência televisiva no país. Além disso, segundo a Kantar, essas informações sempre são consideradas para as estimativas do ano seguinte. Ou seja, os novos números do IBGE, só serão aplicados em 2024.