(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Vida integral

Com base na filosofia

"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida"


08/08/2021 04:00


 
Marie Robert, professora e filósofa francesa, sempre acreditou na importância de tirar a filosofia das bibliotecas e usá-la como ferramenta para ajudar em diversas situações do cotidiano. Em 2020, criou o podcast "Philosophy Is Sexy" com o objetivo de discutir a temática de forma irreverente e simplificada. Foi com a mesma proposta que a intelectual publicou o livro "Não sabe o que fazer? Pergunte aos filósofos!", best-seller na França que chega ao Brasil pela Editora Planeta.
 
No livro, Marie apresenta situações que fogem do controle no dia a dia, causando frustrações que podem nos deixar à flor da pele. Como a filosofia pode ajudar nesses momentos? Como Kant pode confortá-lo quando você é dispensado pelo namorado por WhatsApp? Como Aristóteles pode curar a sua ressaca?
 
Ao longo do livro, a autora propõe doze situações difíceis, mas corriqueiras, que encontram na sabedoria de conceitos milenares uma solução sem drama. É nesse sentido que Marie encontra na vontade de potência de Nietzsche, por exemplo, a ajuda para superar a angústia e o medo de falhar que antecede aquela maratona de corrida tão esperada. Ou na definição de esforço, de Bergson, a ajuda para lembrar como valeu a pena as horas investidas na criação da sua própria empresa.
O bom de tudo isso, é que a filósofa francesa traz os conceitos dos grandes filósofos para os dias de hoje de forma acessível à compreensão geral, quebrando o preconceito de muitas pessoas de que filosofia é algo de difícil compreensão.
 
A autora escreveu: "Depois de quatro horas andando pelos corredores de uma loja de departamentos, tomada por um forte sentimento de impotência, eu me vi ali, no meio de um monte de caixas, em lágrimas, pronta para estapear a primeira pessoa que passasse falando sobre estantes. Mesmo assim, a lista de compras já estava pronta e eu conhecia o catálogo da loja como a palma da minha mão.
 
Minha mente metódica estava ativada, pronta para demonstrar sua eficiência. Mas isso não era suficiente. Completamente perdida, traída pela minha razão, eu estava em estado de crise. Eu não sabia mais o que fazer. Decidi então rever todas as coisas que, na minha vida, me acalmavam e me ajudavam a me sentir melhor. Pensei em me deitar em uma das camas ali mesmo ou talvez pegar uma garrafa de vodca. Mas, depois de alguns minutos de hesitação, procurei um remédio melhor. E foi assim que me veio à mente a figura de Spinoza, um dos meus pensadores favoritos. Sentada em um canto da loja, imaginei que meu querido filósofo se aproximava de mim para me servir um cappuccino e dizer algumas palavras reconfortantes. Parei de chorar, agarrei-me aos seus conceitos. Consegui voltar atrás e controlar minhas emoções. De repente, percebi que sua filosofia tinha acabado de salvar a minha tarde".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)