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Estado de Minas Arte Final

Pesquisa aponta reação das agências


11/10/2020 04:00

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

 
A segunda edição da pesquisa VanPro, realizada pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), ouviu 347 empresas de 21 estados e do Distrito Federal para saber qual o impacto nos negócios das agências de publicidade em 2020. O estudo mostra que estrago na receita foi menor do que o esperado e que as empresas não utilizaram todos os instrumentos disponíveis para gerenciar a crise provocada pela pandemia do coronavírus. 
 
"Apesar da queda imediata das receitas das empresas no início da pandemia, a capacidade de recuperação das agências ficou evidente nesta segunda sondagem, com 33% delas já tendo retomado o desempenho nos níveis anteriores à COVID-19. Contudo, a pesquisa também mostrou que as empresas não utilizaram todas as ferramentas disponíveis para suportar suas operações em meio à pandemia, como crédito, parcelamentos tributários, redução de carga horária e de salário", explica Ana Celina Bueno, diretora da Fenapro e que liderou a realização da pesquisa. 

AÇÕES Para Ana Celina, esse comportamento aponta para a necessidade de as agências investirem mais em gestão. Durante o Chacoalha, live realizada pela entidade na última semana, ela destacou que a alternativa de crédito mais utilizada foi a postergação de impostos, utilizada por 41% das empresas, seguida do parcelamento de impostos (29%) e do crédito regular dos bancos (16%). O pagamento de folha subsidiado pelo BNDES foi utilizado por 11% dos entrevistados; o giro subsidiado pelo BNDES, por 7%, e o giro com taxa reduzida da Caixa por 4%.
 
A redução de jornada e de salário foi medida adotada por cerca de 60% das empresas entrevistadas (tanto na sondagem atual quanto na do quadrimestre anterior), seguida de férias coletivas, utilizada por 43% das empresas (em ambas as sondagens). O percentual de empresas que utilizaram o empréstimo para pagamento da folha aumentou de 17% para 24%. 

GESTÃO Para ela, no entanto, este é um momento de oportunidade para criar mecanismos de desenvolvimento de gestão, além de uma visão mais coletiva e associativa. "As entidades do setor têm um papel vital, pois são nelas que os publicitários encontrarão apoio para se tornar melhores empresários, formando um pensamento mais empresarial e uma estrutura segura para tocar o negócio", conclui.
 
O perfil predominante dos participantes da sondagem VanPro é de agências full-service (95%), com equipe de até 20 pessoas (62,5%). A maioria das empresas tem mais de 21 anos de existência (39,5%) ou entre 11 e 20 anos (39,5%). Mais de 78% delas são associadas ao Sinapro de seu estado e mais de 77% ao CENP.
 
A maior parte das agências ouvidas, ou seja, 41%, tem faturamento de até R$ 1 milhão; 24% têm receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 11%, entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, e perto de 15% têm receita de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões. A pesquisa completa está disponível em http://bit.ly/Vanpro .


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