(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

À beira do lago


postado em 15/09/2019 04:08 / atualizado em 18/09/2019 16:11

(foto: Jomar Bragança)
(foto: Jomar Bragança)
 

 

A arquiteta Estela Netto assina a decoração desta residência com dois pavimentos, localizada à beira da Lagoa dos Ingleses, em Alphaville, imprimindo bom gosto e sofisticação aos interiores. Aberta pelos moradores nos fins de semana para receber amigos, a casa tem como destaque uma área de lazer ampla e confortável, pontuada por tons de rosê e marsala. Todos os ambientes conversam com o verde e se integram, de alguma forma, com o exterior, possibilitando a entrada da luz natural e o aproveitamento da natureza ao redor.

 

Lazer em Alphaville

 

área externa - O local conta com bar refrigerado para drinks, conversações variadas e uma mesa ampla acompanhada de cadeiras Tindelli, tudo criado em função da piscina(foto: Jomar Bragança)
área externa - O local conta com bar refrigerado para drinks, conversações variadas e uma mesa ampla acompanhada de cadeiras Tindelli, tudo criado em função da piscina (foto: Jomar Bragança)
 

 

 

Palheta de cores sofisticada, unidade dos materiais e mobiliário com design marcam o projeto de arquitetura de interiores para esta residência de fim de semana  

 

living 2 - A chaise Rio, de Oscar Niemeyer, é o destaque jogando com sofás com design contemporâneo. Ao fundo, pendente lacrima e a escada valorizam o pé direito do espaço(foto: Jomar Bragança)
living 2 - A chaise Rio, de Oscar Niemeyer, é o destaque jogando com sofás com design contemporâneo. Ao fundo, pendente lacrima e a escada valorizam o pé direito do espaço (foto: Jomar Bragança)
 

 

A cartela de cores neutras, focada nos tons de bege, cinza e fendi, revela a sofisticação da decoração criada por Estela Netto para uma casa localizada em Alpha- ville. Tons de marsala, rosê e verde musgo pontuam, levemente, os espaços, provocando uma agradável sensação de bem-estar. Essa palavra define bem o conceito da residência, um local de lazer e diversão, projetada pela Gramaglia – à arquiteta coube todo o trabalho de detalhamento e arquitetura de interiores.

O desejo dos proprietários, um casal com dois filhos, era usufruir de uma casa confortável onde pudesse receber os amigos durante os fins de semana e ocasiões festivas, tirando partido da Lagoa dos Ingleses e da natureza ao redor. Para se ter uma ideia, o imóvel, construído em dois pavimentos, em área de 1.200 metros quadrados, tem sete suítes – três delas destinadas à família e quatro aos hóspedes, que se revezam ao longo do tempo.

 

quarto do filho - O painel de camurça funciona como cabeceira da cama. O ponto forte são as luminárias com cúpulas em voil fendi. As cortinas foram confeccionadas em linho com barrado em tom diferente(foto: Jomar Bragança)
quarto do filho - O painel de camurça funciona como cabeceira da cama. O ponto forte são as luminárias com cúpulas em voil fendi. As cortinas foram confeccionadas em linho com barrado em tom diferente (foto: Jomar Bragança)
 

 

A unidade de todo o conjunto é garantida pelas cores requintadas e pelos materiais que se intercalam nos espaços – como o Neolith e o limestone grey savoy nos pisos –, todos eles de fácil manutenção por se tratar de um local em que muitas pessoas transitam e em que as festas são constantes – o projeto contempla, inclusive, uma boate para dar suporte a esses eventos.

 

O lounge do espaço gourmet dá suporte à área de lazer(foto: Jomar Bragança)
O lounge do espaço gourmet dá suporte à área de lazer (foto: Jomar Bragança)
 

 

Como o lazer é pretexto para as reuniões dos amigos dos donos da casal, Estela valorizou essa área em todo o seu contexto dosando bem o mobiliário estrategicamente colocado na varanda, onde não faltam o bar com bancada refrigerada para drinques, um lounge composto por estofados em tons de rosê e poltronas vazadas da coleção da Tidelli em marsala. Mais abaixo, a mesa protegida por ombrelone é acompanhada por cadeiras no mesmo estilo e tom. São espaços descontraídos, ideais para o dolce far niente, uma boa roda de conversa ou uma refeição informal. Um par de espreguiçadeiras voltadas para a piscina convida à contemplação da paisagem ao longo da lagoa.

 

Na sala de jantar, a mesa e as cadeiras com detalhes em nogueira são assinadas por Jader Almeida (foto: Jomar Bragança)
Na sala de jantar, a mesa e as cadeiras com detalhes em nogueira são assinadas por Jader Almeida (foto: Jomar Bragança)
 

 

Para dar apoio ao local, foi criado o lounge do espaço gourmet, com teto em madeira ripada e cimento, painéis de correr em vidro e esquadria de alumínio preta, que deixam o verde entrar à vontade . Além da conversação formada por dois sofás clássicos em verde musgo, poltronas com encostos altos em formato de corações, o ambiente ganhou também uma mesa em madeira natural e cadeiras giratórias confortáveis em couro bege. Uma cozinha gourmet dá suporte ao serviço da piscina e um lavabo complementa o trabalho.

 

A boate conta com bar e cadeiras giratórias da Tom sobre Tom(foto: Jomar Bragança)
A boate conta com bar e cadeiras giratórias da Tom sobre Tom (foto: Jomar Bragança)

 

Um dos pontos fortes do projeto de interiores é o aproveitamento da luz natural, que penetra tanto na área social, por meio de amplas janelas formadas por panos de vidros, quanto na área íntima, uma vez que os dormitórios se abrem para varandas contíguas.

 

A ampla varanda oferece várias conversações e se destaca pelos tons de rose nos sofás e do marsala nas cadeiras.(foto: Jomar Bragança)
A ampla varanda oferece várias conversações e se destaca pelos tons de rose nos sofás e do marsala nas cadeiras. (foto: Jomar Bragança)
 

 

Diálogo Contemporâneo, com um toque minimalista, o trabalho é impactado pelo design e qualidade das peças dispostas pelos amplos espaços, que conversam entre si. Isso pode ser observado no setor social: de um lado fica a sala de jantar com mesa em vidro e nogueira complementada por cadeiras em couro com detalhes na mesma madeira, móveis desenhados pelo premiado Jader Almeida. Sobre o conjunto elegante e leve pende o lustre em formas de cachos redondos.

 

Quarto - Cabeceira da cama em couro natural trançado, criados bombês e par de pendentes em cristal rosê se destacam no ambiente(foto: Jomar Bragança)
Quarto - Cabeceira da cama em couro natural trançado, criados bombês e par de pendentes em cristal rosê se destacam no ambiente (foto: Jomar Bragança)
 

 

A bancada bronze em madeira, desenhada pela equipe do escritório Estela Netto carrega bandeja com taças em cristais e muranos, adorno recorrente em toda a casa, selecionados por sua plasticidade e beleza. Ela separa o ambiente do living à frente com estofados confortáveis, mesa de centro orgânica, tendo como destaque a chaise Rio, design do arquiteto Oscar Niemeyer. O espaço também se abre para a vegetação de fora no mesmo jogo de integração do interior com o exterior. Para aquecer as temperaturas baixas de Alphaville, a arquiteta teve o cuidado de anexar ao local mantas de lã e tricô para proteger os convidados nas noites mais frias. 

 

banho da suite - Sóbrio, o banheiro ganhou revestimento em mármore grigio Gucci(foto: Jomar Bragança)
banho da suite - Sóbrio, o banheiro ganhou revestimento em mármore grigio Gucci (foto: Jomar Bragança)
 

 

É por aí que se adentra no living e quem chega se depara com os pendentes lacrima, que iluminam a entrada, a escada defronte, que dá acesso ao segundo pavimento, e ressalta o imponente pé-direito do espaço. A segunda conversação fica abaixo da escada e é bem contemporânea, com poltronas com pés giratórios em verde musgo, mesinha central redonda em mármore encimada por muranos.

Os dormitórios estão na parte superior da casa e foram decorados seguindo a mesma filosofia: pouca cor, texturas que flertam com o handmade mesclando o puro linho, lãs, tressês. No dos donos da casa, destaca-se a cabeceira da cama em couro natural trançado, dois criados bombês, par de pendentes em cristal de rocha rosê, que fornece iluminação em nuance ao quarto, e uma poltrona de apoio.

 

cozinha - A bancada forma uma ilha central e se divide entre a área de cocção e a parte destinada às refeições. Bancos em alumínio complementam o espaço(foto: Jomar Bragança)
cozinha - A bancada forma uma ilha central e se divide entre a área de cocção e a parte destinada às refeições. Bancos em alumínio complementam o espaço (foto: Jomar Bragança)
 

 

No mix de texturas, a parede principal ganha papel off white e espelho bronze alongando o espaço. As cortinas também surgem com barrado em tom diferente em interessante contraste. O carpete garante o aconchego e fecha a decoração. Na sequência, o banho da suíte é sóbrio, revestido no mármore grigio Gucci.

 

No dormitório do filho predomina o mesmo clima sofisticado: um painel de camurça matelassado funciona como cabeceira da cama. O ponto forte são as luminárias com cúpulas em voil fendi em belo design, cuja luz remete à sensação de velas. Este também é um dos focos do trabalho de Estela: iluminação com efeitos segundo cada ambiente da casa, permitindo sempre que possível a entrada de luz natural.

 

living 1 - Vista geral: em primeiro plano, conjunto de poltronas em verde musgo e mesa central com tampo em mármore carregando muranos. Ao lado, sala de jantar e, atrás da bancada, a segunda conversação do living(foto: Jomar Bragança)
living 1 - Vista geral: em primeiro plano, conjunto de poltronas em verde musgo e mesa central com tampo em mármore carregando muranos. Ao lado, sala de jantar e, atrás da bancada, a segunda conversação do living (foto: Jomar Bragança)
 

 

A topografia acidentada do terreno permitiu que áreas de sobra se revertessem em outros ambientes, como a própria boate, adega, sala de jogos, elementos que não poderiam faltar a uma residência com espírito festivo.

 

Na cozinha, a bancada forma uma ilha central e se divide entre a área de cocção, de um lado, e a parte destinada a refeições rápidas, do outro. O trabalho de marcenaria possibilitou que todos os eletrodomésticos ficassem embutidos, garantindo um visual clean, acentuado ainda mais pelos bancos altos em alumínio que integram o conjunto. 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)