(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VIDA INTEGRAL

A descida da pomba

'A mente do homem é um cavalo feroz , indomável. Somente o Espírito Santo tem o poder de amansar'


postado em 01/09/2019 04:00 / atualizado em 30/08/2019 14:49


 
 
O poeta e crítico norte-americano T. S. Eliot dizia que Charles Williams era o “homem mais próximo a um santo” que ele conheceu na vida. Já o escritor irlandês C. S. Lewis, que integrava com Williams e J. R. R. Tolkien o lendário grupo de discussão sobre literatura The Inklings, dizia que o amigo “se assemelhava a um anjo”. Com referências tão especiais de homens tão qualificados como esses, um livro escrito por Charles Williams é mais do que recomendado. A descida da pomba,  um clássico da literatura cristã, figura como obra-prima, reunindo as maiores virtudes de Williams como escritor: a densidade poética, a economia vocabular e a assombrosa erudição. O tema fica bem explicitado no título: a história da atuação do Espírito Santo.
 
Segundo o autor, o título que ele pretendia dar ao livro era outro, porém, para evitar qualquer tipo de erro de interpretação, optou por ser o mais explícito possível. Ele escreveu no prefácio: “Era inevitável que este livro falasse de Dante e não de Descartes, uma vez que seus temas especiais estão muito mais presentes em Dante que em Descartes. Contudo, espero que a curva da história tenha sido seguida corretamente, como também espero que todas as datas e detalhes sejam precisos. Se cometi algum erro em alguma parte, não foi por falta de consultas aos especialistas, mas sim pela mera estupidez da natureza humana. Houve um esforço para garantir a proporção; não se permitiu que o capítulo final sobre os tempos modernos 'roubasse o livro'. Uma máxima que poderia ter aparecido na página de título, mas que, de forma mais discreta, está colocada aqui, é uma frase que eu outrora supunha ter sido extraída de Agostinho; dizem-me, porém, os peritos que não foi e, sendo assim, ignoro sua fonte. A frase diz: “Isto também és Tu; e isto também não és Tu”. Como lema para a vida, ela é de valor inestimável.”
 
Trata-se de um livro para quem é estudioso e gosta de se aprofundar na história. Além de toda a história da formação da igreja cristã narrada no livro, desde a igreja primitiva, tendo como um dos pontos iniciais o Pentecostes, a obra resgata o valioso princípio da “coinerência”, uma expressão que indica “não apenas a essência comum compartilhada pelas três pessoas da trindade, mas também a habitação mútua recíproca do Pai, Filho e Espírito Santo, um conceito que visa nos integrar a Deus e uns aos outros, como o autor chama de 'prática do amor' “.
 
 
Contatos
 
Palestras gratuitas – O IIPC-BH oferece palestra dias 4 e 11, às 15h, e no dia 14, às 16h, sobre sensação de estar fora do corpo. Serão abordadas questões como experiência fora do corpo, um fenômeno universal; projeção consciente é ferramenta evolutiva; diferenças entre sonho e projeção consciente; as diferentes abordagens sobre a EFC; alguns fatos históricos sobre a EFC; a ciência convencional estuda a projeção consciente?; benefícios da EFC. Local: Rua Piauí, 361, 7º andar, Santa Efigênia. Informações e inscrições: (31) 3222-0056 ou pelo e-mail belohorizonte@iipc.org.

Exercícios cerebrais – Estão abertas as inscrições para o projeto Leitura dirigida da terapeuta ocupacional Talita Mary, que busca promover a leitura como um dos melhores recursos para estimular o cérebro e também como um recurso lúdico. O projeto será uma oportunidade para o surgimento de novas ideias e momentos de convivência para auxiliar no melhor entendimento de questões da vida. A leitura, a discussão e a criação de textos farão parte da dinâmica. Informações e inscrições: (31) 98371-9835.

Ioga – A presidente da Associação Internacional de Professores de Ioga, Anna Ivanov, estará em Belo Horizonte em 6 e 7 de setembro, ministrando curso de especialização para professores de ioga com certificado. Dia 6, das 14h às 17h, workshop de natha ioga, o método mais antigo que deu origem à hatha ioga combinando nas aulas os asanas, pranayamas com elementos integrativos do grupo através de jogos e outras formas de interação entre os participantes. Dia 7, das 8h às 17h, workshop de Yengar – método do Padre Joe, da Kripa Foundation, prática estrita na qual os instrutores ajustam constantemente e se auxiliam de diversos acessórios para levar ao perfeito alinhamento das posturas as pessoas de todas as idades e de diferentes condições físicas. O propósito do método é melhorar a saúde do praticante. Local: Av. do Contorno, 4.614, 10º andar, Funcionários. Informações e inscrições: (31)3225-4222, (31) 99145-7178 ou pelo e-mail mjm@pontoequilibrio.com.br.
 
Cuidador de Idoso - O Centro de Referência na Formação e Capacitação de Pessoas (Crisol), oferece curso de cuidador de idoso, com certificado, com aulas somente aos sábados e encaminhamento para estágio no fim do curso. Local: Rua Guarani, 597, Centro. Informações e inscrições: (31) 4101-7411, WatsApp (31) 99616-4542. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)