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Estado de Minas

Jornais impressos causam maior impacto publicitário


postado em 02/06/2019 04:11

Apesar da variedade e crescimento das novas mídias eletrônicas, pesquisa do grupo alemão Score Media, proprietário de várias mídias impressas, revela que nenhum anúncio tem tanto impacto publicitário quanto aos publicados no jornal impresso. O estudo mostra que os impressos são lidos como mais atenção, enquanto a audiência na internet, televisão e rádio denota atenção mais fugaz. O estudo, chamado de Faktor Print, segundo o site Laboratório de Periodismo, ouviu especialistas, leitores de jornais e entrevistou 7,5 mil pessoas online.

FOCO NO IMPRESSO Entre os entrevistados que leem jornais, 69% afirmaram não fazer nenhuma outra atividade paralela enquanto leem. Já a televisão, a internet e o rádio, como era de ser esperar, são geralmente usados ao lado de outras atividades, como as tarefas domésticas. Os autores do estudo argumentam que, por mais evidentes que sejam esses comportamentos, eles retratam que, diante de tantas mudanças de hábito em favor do cotidiano online, o impresso (jornais e revistas), por sua leitura de maior concentração, continuam a registrar um maior efeito positivo na memória publicitária.

ASSINANTES Ao serem questionados, 80% dos leitores assinantes de jornais recordaram as marcas anunciadas. As revistas aparecem em segundo lugar, 76%, seguidas dos jornais impressos comprados em banca (67%). Na internet o índice é de 63%. Depois estão televisão e rádio, ambos com 50%. Outro elemento importante que eleva a atenção entre os leitores assinantes de jornais é o fato de que boa parte deles dá preferência a veículos regionais, com informações que não são encontradas em outros meios. Veja mais sobre o estudo em https://www.laboratoriodeperiodismo.org/periodicos-impresos-impacto-publicitario


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