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Estado de Minas

Corpos de verão

Estilistas reinventam conceitos e lançam mão das tendências da moda para criar coleções beachwear e resort


postado em 30/12/2018 05:03

Vix(foto: Fred Othero/divulgação)
Vix (foto: Fred Othero/divulgação)



Da praia para a rua, da piscina para a balada, do dia para a noite: é assim que a moda beachwear tem se movimentado, nos últimos tempos, com coleções que enchem os olhos e conquistam pelas cores da cartela, estampas inspiradoras e modelitos versáteis. Famosa em todo mundo, orgulho nacional, não é à toa que as criações espelham, cada vez mais, os mandamentos fashion de cada estação e contem histórias igualmente inspiradoras.


Segundo os lançamentos para o verão 2019, que já estão nas araras, fica claro que algumas peças estão entre os hits do momento, como os maiôs/bodies, que surgem lisos, estampados ou com detalhes especiais. Para André Lucian, diretor criativo da marca ESC, eles são a aposta da temporada. “Superversáteis, eles transitam facilmente em diferentes universos, além da praia e da piscina”, acredita. Com menos de dois anos no mercado, a marca já conquistou celebridades como Marina Ruy Barbosa, Giovanna Antonelli, Anitta, Pablo Vittar e muitas outras. A coleção Evênus se inspira nas borboletas para traduzir transformação e renovação. Além das butterflies, a padronagem geométrica está presente em forma de cubos. O cropped é uma tendência forte na ESC e nas demais marcas.


A mineira Cila buscou inspiração na canção O mar, de Dorival Caymmi – daí que o nome do verão/19 é “O mar quando quebra na praia, é bonito...é bonito” e se concentra nos movimentos da natureza, marcas e efeitos, particularmente os movimentos da água sob ação dos ventos, da mansa brisa à ressaca furiosa. Azul é a cor predileta da label na estação, mas a estilista Tereza Vasconcelos está acreditando também no sucesso da estampa em coloração vermelha. No quesito estamparia, são oito opções, todas elas relacionadas com o tema marítimo e ligadas ainda à simbologia dos números. Cada uma conta uma história e é fruto de minuciosa pesquisa.


Entre elas, imagens de dunas descontraídas com o red terroso em destaque ou que aludem à simbiose dos corais e das culturas submarinhas. A Cila resgata ainda o shibori, trabalho artesanal de estamparia tradicionalmente japonesa, a partir da técnica itajime. Babados, trançados na parte frontal das peças, acessórios de metal com trabalho artesanal de linhas coloridas acompanhando as cores e estampas respectivas de cada modelo estão entre os detalhes exclusivos da collection.


Tereza Vasconcelos assina ainda uma linha autoral e antenada, a TT Beachwear. A coleção batizada de Pura Pira Vida é fruto de sua viagem pela Costa Rica e da identidade ticam com seu mote “pura vida”(forma como o povo expressa as melhores energias e coisas boas uns aos outros), ressignificado em uma conversa com amigos para “pira vida”. “Nosso verão vem recheado de peças que carregam o espírito da TT em suas modelagens, texturas e estampas exclusivas. Brincamos com desconstruções de fotos da região, elementos da cultura costa-riquenha, o imaginário do conceito “pura vida”, a idealização do “pira vida” e a harmonia advinda com a união desses conceitos”, ela explica. Tetê, como é conhecida, é uma pródiga criadora de estampas em misturas exuberantes e narrativas relacionadas simbolicamente com o tema escolhido. Daí que mixa olhos, frutos e sementes; flora tropical digitalizada e grafismos desconstruídos, o artesanato das mandalas pintadas de carro de boi, fragmentos de fotografias, letras de placas... pedras como ágatas como detalhes, o handmade do crochê, tranças, formas orgânicas e retas, com resultados surpreendentes.

Tanga sexy Paula Hermanny, fundadora e diretora criativa da marca Vix, está apostando na tanga como a calcinha mais sexy do verão e nos tops tomara que caia, retrôs, com amarração frontal. “O corset volta com tudo, possibilitando diversas combinações na moda praia”, salienta. As propostas da grife se voltam para as listras, animal prints, texturas e cores inusitadas para ressaltar o clima fresh da temporada. Amarrações, detalhes feitos a mão, cordas, estão em evidência. Vestidos e saias com diferentes comprimentos, bodies, blusas e calças fluidas com fendas são os destaques da linha resort.
Esse segmento merece destaque. Ele tem sido cada vez mais explorado pelas marcas, permitindo a transição real entre o beach/street. A Cila também fez maximacacão, chemises curtas e longas, pantalonas, shortinhos e saias com babados e fendas poderosas dentro dessa proposta. Os caftans, por sua vez, são o ponto alto da Blue Man, além dos quimonos e blusões unissex.


A referência da marca carioca é a cultura caiçara e o ponto de partida uma ilha paradisíaca hipotética Blue Man, onde tudo seria possível. Misturando o lúdico com a realidade, o resultado é um mix de estampas que combinam entre si, com inspiração de frutas tropicais, padronagens étnicas e florais. Listrados verticais e horizontais também aparecem. O biquíni de lacinho ganha franjas laterais e o seu tradicional biquíni em jeans surge como lavagem delavê misturando-se ao crochê. Segundo a equipe de estilo, os ombros de fora predominam na estação da grife.


Uma profusão de tons inspirou a Água de Coco por Liana Thomaz a traduzir em seu lifestyle praiano fenômenos ópticos e variações do círculo cromático em uma coleção disposta a provocar sensações únicas. Sofisticado, o lançamento na SPFW privilegiou os tons pastel – laranja, rosa, verde e azul lavanda – e tecidos sofisticados como voil de algodão, crepe de viscose, linho, chifon e organza, tudo bem sofisticado.


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