Integração é a palavra que resume a 23ª edição do Minas Trend. Com a mudança da direção criativa, que agora está nas mãos do estilista Ronaldo Fraga, veio a vontade de se aproximar da cidade e abrir as portas para um novo público, que não necessariamente está incluído no universo fashion. Dessa forma, a moda se mistura com várias outras áreas, como a gastronomia (com bares, restaurantes e aulas ao vivo), música (com shows na praça de alimentação) e design (com a mostra de mobiliário). Tudo isso sem perder o foco no salão de negócios, consolidado como o mais importante do país para o setor, que apresentou as apostas das marcas de roupas, calçados, bolsas e acessórios para o inverno 2019.
“Essa edição ficou marcada por integrar mais a cidade, permitindo que as pessoas entendam um pouco mais do universo da moda, ao mesmo tempo em que mantêm a privacidade do salão de negócios. Trouxemos mais compradores acreditando em uma onda de otimismo passada a incerteza das eleições.”
Flávio Roscoe,
presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)
“Minas Trend é o melhor evento de negócios de moda do Brasil e, para mim, vai continuar sendo, ainda mais com todas as mudanças. Confiamos em quem está à frente desse novo projeto.”
Lucas Bastos,
presidente da Associação Mineira das Empresas de Moda (Amem)
“A moda de Minas é a mais incrível do Brasil. Para mim, é muito cativante porque tem assinatura, uma poesia que transcende a roupa e os estilistas são apaixonados pelo que fazem.”
Paula Lima,
cantora
“Vejo como um ponto muito positivo trazer outras ações para dentro do Minas Trend. Isso faz com que a cidade se envolva com a moda, que é um setor que gera muito emprego e receita. Lançamos aqui o primeiro curso técnico de moda do Brasil na modalidade ensino a distância.”
Jorge Peixoto, diretor do Senai Modatec
“O Minas Trend serve como um termômetro. Quando as tendências chegam até a roupa, é porque já estão consolidadas e acabam passando por várias áreas diferentes, como design, fotografia e arquitetura. Agora, por exemplo, vejo que o trançado está sendo usado em móveis e na moda.”
Gabriela Silva, designer
“Moda e gastronomia têm tudo a ver, já que criatividade e inovação são motes das duas áreas. A nossa ideia era fazer com que as pessoas viessem não só para olhar as roupas, que são a atração principal, mas também para experimentar a comida mineira.”
Paulo Vasconcellos
chef responsável pelo projeto
“Gastronomia tá na moda”
“Mesmo com todas as mudanças,
o Minas Trend continua a dar visibilidade para os novos designers. Começamos a nossa história aqui, há dois anos, e queremos que os envolvidos
deem continuidade ao evento.
E que ele se fortaleça mais.”
Marcela Torres,
designer de sapatos da Nuu Shoes