(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas O PODER DA VACINAÇÃO

Ministério da Saúde oferece 19 tipos de vacinas gratuitamente

Programa oferece vacinas gratuitas à população desde o nascimento até os 65 anos ou mais


postado em 21/12/2018 20:40 / atualizado em 21/12/2018 21:33

Manter a imunização em dia é uma das formas mais eficazes de prevenir diversas doenças infecciosas e bacterianas. Para isso, no Sistema Único de Saúde (SUS), são distribuídos 19 tipos de vacinas, que devem ser tomadas desde o nascimento até os 65 anos ou mais. 

O controle tanto do período das campanhas para cada vacina quanto da faixa etária em que cada pessoa deve ser imunizada e o número de doses necessárias é feito por meio do Calendário Nacional de Vacinação, válido para todas as unidades da Federação. Apenas os povos indígenas seguem
datas diferentes.

No Distrito Federal, as vacinas estão disponíveis em 120 postos. A Secretaria de Saúde (SES-DF) oferece canal para informações e dúvidas pelo telefone 160, da Ouvidoria.

Em Belo Horizonte, as vacinas estão disponíveis em todos os 152 centros de saúde. Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)–156–ou próprias unidades.
 
Cartão de vacinação
Importante lembrar que, para tomar qualquer uma das doses, é preciso levar ao Posto de  aúde o cartão de vacinação. O ideal, de acordo com Carla Domingues, do Ministério da Saúde, é ir sempre ao mesmo posto, onde ficam registrados os históricos. Em caso de perda do cartão, será necessário tomar todas as vacinas novamente para completá-lo. “Não há problema nisso, mas você estará usando um recurso público que poderia ser usado por outra pessoa. Para o organismo, no entanto, não há problema se acontecer mais de uma vez”, afirma Carla.


Confira as informações sobre todas as vacinas oferecidas pelo SUS:
 
 
Calendário nacional de vacinação(foto: Ministério da Saúde)
Calendário nacional de vacinação (foto: Ministério da Saúde)

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)