Publicidade

Estado de Minas WEBSÉRIE: VESTIBULARES DE MEDICINA

Ciências Médicas, 70 anos de tradição e inovação na prática médica

Conheça uma das faculdades mais tradicionais de medicina no país


postado em 03/04/2019 15:30 / atualizado em 04/04/2019 10:16

O portal UAI lança a partir dessa quarta-feira (3/4) até junho desse ano, uma websérie sobre os vestibulares do 2º semestre de medicina em Minas Gerais. Nesse período serão mostradas as instituições mais conhecidas, o significado de ser médico, videoaulas e várias orientações para esses exames. Para estrear a série online, vai ser apresentada uma das faculdades de medicina mais tradicionais do país, a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG).

Primeira sede da FCM-MG em 1951 na Santa Casa de Belo Horizonte.(foto: Divulgação FCM)
Primeira sede da FCM-MG em 1951 na Santa Casa de Belo Horizonte. (foto: Divulgação FCM)

Formalizada em 1951 na Santa Casa de Belo Horizonte, a FCM foi fundada por um grupo de médicos e professores da área de saúde preocupados com a falta desses profissionais em Minas. Nesse período mais de um terço dos municípios do estado não tinham nenhuma assistência médica e a única intituição de ensino disponível, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tinha vagas insuficientes para inverter esse quadro. Uma curiosidade, o presidente Juscelino Kubitchek foi um dos fundadores e responsável pela doação do terreno para construção da sede da FCM na Alameda Ezequiel Dias. Em 1955 foi formada a primeira turma de médicos da instituição.

Fachada da sede da FMC-MG na Alameda Ezequiel Dias em Belo Horizonte.(foto: João Rodrigues da Silva Neto - Google Guide)
Fachada da sede da FMC-MG na Alameda Ezequiel Dias em Belo Horizonte. (foto: João Rodrigues da Silva Neto - Google Guide)

Em quase 70 anos de existência, a FCM conta hoje com uma estrutura de mais de 22 mil m2, Hospital Universitário São José, Instituto dos Olhos e diversas graduações e pós-graduações em Ciências de Saúde. Nos últimos anos, a instituição vem inovando através da inauguração de um Centro de Cirurgia Robótica e de um Laboratório de Habilidades de Simulação Realística.

Prof. José Celso Cunha:
Prof. José Celso Cunha: "um dos pilares da Ciências Médicas é o contato do aluno com o paciente desde o início do curso". (foto: Mayra Queiroz de Oliveira Santos)

FCM-MG pelo médico egresso e diretor, José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho

1. Prática médica 

"Um dos pilares da Ciências Médicas é o contato do aluno com o paciente desde o início do curso. Nosso aluno tem contato com o paciente em postos de atendimento a partir do primeiro período. No segundo ano, ele já está adquirindo conhecimentos e experiência prática no Hospital Universitário, realizando entrevistas e exames físico. Lembrando que sempre ele está acompanhado e orientado pelo seu professor. Essa fase da aprendizagem é fundamental, pois o aluno começa a entender o raciocínio clínico e a prática médica. Isso vai envoluindo a partir da sua experiência, até os dois últimos anos em regime integral onde vão exercer a atividade assistencial plena como docente da faculdade através de hospitais que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS)." 


2. Filantropia e Humanização

"A FCM foi criada dentro de uma visão docente-assistencial em Belo Horizonte, ou seja, a integração da faculdade com a população, especialmente os mais carentes que são atendidos pelos SUS. Inclusive o nosso Hospital Universitário, o São José, atende 100% pelo SUS. Estamos mais preocupados em formar um médico com ética, compaixão e solidariedade, que entenda seu papel social, do que simplesmente entregar um diploma. Isso é algo que é moldado em todo o nosso curso de medicina. Ofertamos também bolsas integrais e acolhemos alunos via ProUni através da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA)."


3. Inovação e Qualidade

"Apesar de sermos uma instituição com quase 70 anos de tradição, estamos inovando sempre os processos pedagógicos e modernizando nossa estrutura. Hoje temos um Laboratório de Simulação Realística de mil m2, onde o aluno aprende em situações controladas e protegidas do primeiro ao sexto ano de medicina. Temos uma optativa em cirurgia robótica, que coloca a Ciências Médicas um passo a frente em quase todas as universidades de medicina no Brasil. A tecnologia que vai preparar nossos alunos para a medicina do futuro, não substituiu a relação deles com professores realmente experientes em um cenário de prática. Tudo isso em uma estrutura moderna e sempre atualizada, que tem nos garantido a nota máxima no Ministério da Educação (MEC)."


4. Como egresso da FCM

"A Ciências Médicas me ajudou no desenvolvimento de ser médico. Mais do que me preparar para conseguir uma boa residência médica, ela me deu a segurança de ser médico através da prática. Esse período de formação me deu valores que se mantem até hoje e que abriram muitas portas no mercado. Não só para mim, quanto para meus colegas de turma. Então, auxilia muito você formar em uma faculdade com o peso da tradição da FMC." 


Agenda Vestibular de Medicina FCM-MG 2º Semestre  

Inscrições: 15 de abril até 20 de maio de 2019.

Vestibular: 2 de junho de 2019 - 13h.

Leitura Obrigatória:  Estas Estórias, de João Guimarães Rosa. Narrativas:Meu Tio o Iauaretê; Bicho Mau.

Edital e Informações: http://vestibular.cmmg.edu.br  


Publicidade