(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas REDAÇÃO

Problemas do abuso de medicamentos estimulantes entre jovens

Um dos temas de saúde que vem despertando preocupação nas autoridades é o uso cada vez mais comum de psicoestimulantes por vestibulandos.


postado em 11/03/2019 15:22 / atualizado em 11/03/2019 16:27

O uso não medicinal de medicamentos sob prescrição está se tornando uma enorme ameaça para a saúde pública, com opioides sendo responsáveis pelos maiores danos, contabilizando 76% de mortes envolvendo distúrbios relacionados ao uso de drogas. A conclusão é do Relatório Mundial sobre Drogas de 2018 pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).


Um grupo expressivo desses usuários no Brasil são de estudantes que utilizam de forma indiscriminada remédios psicoestimulantes. Essas substâncias são aquelas com capacidade de aumentar o estado de alerta e a motivação, além de possuírem propriedades antidepressivas, de melhora no humor e no desempenho cognitivo. Por esse motivo, muitos vestibulandos fazem consumo indiscriminado dessas substâncias.

 

Para discutir esse tema e sua aplicação em uma redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os principais vestibulares do país, o portal UAI convidou a professora Isabela "Bela" Azevedo do Percurso Pré-Vestibular.

Isabela "Bela" Azevedo é professora de Redação do Percurso Pré-Vestibular.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)