(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ENEM 2016

Professores promovem a inclusão através do aulão solidário


postado em 16/09/2016 13:23 / atualizado em 24/09/2016 10:32

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares do final de ano, alguns professores de Belo Horizonte estão organizando aulões solidários onde trocam conhecimento por doações. O sucesso é tão grande, que o aulão solidário "Terra Negra" obteve mais de 2 mil solicitações de inscrição para apenas 750 vagas em menos de 12 horas. Para se ter uma ideia do volume de solicitações, a fila ocupava quatro andares do prédio e todo o quarteirão de alunos que desejavam trocar material escolar por convites.

Prof. Percy Fernandes e alunos: troca de conhecimento por doação de material escolar para comunidades quilombolas e índigenas do Norte de Minas.
Prof. Percy Fernandes e alunos: troca de conhecimento por doação de material escolar para comunidades quilombolas e índigenas do Norte de Minas.
 

"A educação para solidariedade deve ser mais do que palavras, mas uma ação engajada para quem ensina" explica Percy Fernandes, organizador e membro do Terra Negra. Segundo ele, todo o material escolar será doado para as comunidades carentes quilombolas da região do Jalapão e dos índios Xacriabás no norte de Minas. "Além disso, parte das doações irá para o programa TransVest que tem uma proposta incrível de inserção das travestis e transsexuais no processo educacional" informa Percy. No aulão Terra Negra, que ocorrerá no dia 16 de outubro, 15 professores de cursinhos irão revisar gratuitamente o conteúdo de atualidades e redação. Quem não conseguiu o convite, pode ser inscrever para assisti-lo online.

Coletivo Terra Negra: documentários em campo e a busca da educação solidária indo além da sala de aula.
Coletivo Terra Negra: documentários em campo e a busca da educação solidária indo além da sala de aula.
 

Outro aulão solidário que irá ocorrer no próximo sábado, 25 de setembro, é o Raio-X do Enem. Promovidos por professores de um cursinho de pré-vestibular, o aulão irá fazer uma revisão geral do conteúdo do Enem. "Nossa proposta é oferecer um dia de muito conhecimento e dicas em troca de 5kg de arroz e 1kg de feijão que serão doados para programas sociais" diz Renato Ribeiro, professor de Física e organizador do evento. Na última edição do Raio-X do Enem foram arrecadados mais de 6 toneladas de alimentos. "Nossa meta desse ano é dobrar as doações e ajudar os alunos a terem um ótimo desempenho nas provas" finaliza Renato. Ainda existem vagas disponíveis presenciais para esse aulão.

Professor Renato Ribeiro e o Raio-X do Enem: doação de mais de 6 toneladas de alimentos para programas sociais.
Professor Renato Ribeiro e o Raio-X do Enem: doação de mais de 6 toneladas de alimentos para programas sociais.
 

Agenda e Inscrições dos Aulões Solidários em Belo Horizonte

Terra Negra - Atualidades & Redação
Organizado pelo coletivo de 15 professores do Terra Negra, o aulão vai focar conteúdos de atualidades e suas interdisciplinaridades com a Redação, Física, História e Geografia. O Terra Negra tem proposta de oferecer uma "educação fora da caixa" e organiza documentários em campo, tudo gratuito e disponível na internet. Veja mais informações do Terra Negra aqui: https://www.facebook.com/terranegrabrasil

Data:16 de outubro de 2016
Horário: 8h às 13h
Local: UniBH
Vagas Presenciais: 750 (ESGOTADO).
Doação: 1 caderno, 1 lápis e 1 borracha.
Transmissão ao vivo pela Internet: Sim.
Inscrições para as Vagas online: www.enemparaosfortes.com.br

Raio-X do Enem
Promovido pelos professores do Determinante Pré-vestibular, o Raio-X do Enem é somente presencial e apresenta uma revisão geral de todas as disciplinas, mas com um enfoque maior nas Ciências da Natureza - Física, Biologia e Química. Imperdível especialmente para alunos que vão tentar vagas nos cursos na área de Ciências Biológicas.

Data: 25 de setembro de 2016.
Local: Dayrell Hotel
Vagas Presenciais: 1.000 (ESGOTADO).
Inscrições: www.raioxdoenem.com.br
Doação: 5 kg de arroz e 1 kg de feijão.
Transmissão ao vivo pela Internet: Não.

Enem para os Fortes
Ocorrido no início de setembro, o Enem para os Fortes é organizado pelo cursinho online Percurso Pré-vestibular com apoio do portal UAI e Jornal Estado de Minas. O aulão reuniu 20 professores de cursinhos de BH tratando questões interdisciplinares estilo Enem. A novidade desse ano foi a aula exclusiva para vestibulares militares com o prof. Antonino Fontenele da Rede Farias Brito do Ceará.

Data: 4 de setembro de 2016.
Local: Teatro Alterosa
Vagas Presenciais: 320 (ESGOTADO).
Doação: 5 kg de arroz.
Transmissão ao vivo pela Internet: Sim.
Veja a gravação do aulão em: https://www.youtube.com/watch?v=Ik4570xLnd4




*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)