(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ENEM 2016

Últimos dias para inscrição no ENEM 2016


postado em 19/05/2016 09:27 / atualizado em 19/05/2016 09:54

Termina na próxima sexta-feira (20.05), às 23h59, o prazo para inscrição no ENEM 2016. As inscrições devem ser feitas pelo site do INEP (www.inep.gov.br) e os candidatos devem ter em mãos o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Registro Geral – carteira de identidade).
Fique de olho nas datas do Enem 2016.(foto: MEC)
Fique de olho nas datas do Enem 2016. (foto: MEC)
No momento da inscrição, os estudantes precisarão informar um endereço de e-mail e número de celular para contato. Além disso, deverão indicar o município onde desejam realizar a prova e a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) no exame.
A taxa de inscrição é de R$68 e o boleto pode ser pago até as 21h59 do dia 25 de maio em qualquer banco, casa lotérica ou agência de Correios. Estudantes que concluírem o Ensino Médio neste ano de 2016 e que estejam matriculados em escola pública serão automaticamente isentos do pagamento da taxa. Outras pessoas que pertencerem a famílias de baixa renda, mas que não estejam finalizando o Ensino Médio em escola pública, podem declarar carência no momento da inscrição, para tentar ficar isentas.
Enem - o caminho para a maiorias das universidades públicas, como a Faculdade de Medicina da UFMG.(foto: Divulgação)
Enem - o caminho para a maiorias das universidades públicas, como a Faculdade de Medicina da UFMG. (foto: Divulgação)
 
Os candidatos que necessitarem de atendimento especializado (prova em Braille, com letra ampliada, leitura labial, entre outras) ou específico (gestantes, lactantes, idosos ou sabatistas, por exemplo) devem indicar o recurso que precisam no momento da inscrição e, posteriormente, ente os dias 1° e 8 de junho, enviar os documentos comprobatórios, pela própria plataforma do participante no site do INEP.
Neste ano, as provas do ENEM acontecerão nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação. As provas começam às 13h30, horário de Brasília.
O ENEM é usado para selecionar alunos para vagas em universidades federais, para disputar bolsa de estudos do Prouni e para solicitar Financiamento Estudantil, o Fies. Além disso, a nota no exame também é usada para seleção para vagas gratuitas de cursos técnicos oferecidas pelo Sisutec, para o pedido de bolsas de estudo para intercâmbio no exterior do programa Ciência Sem Fronteiras e para pessoas com mais de 18 anos que queiram receber certificado de conclusão do Ensino Médio.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)