(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ENEM 2016

Enem 2016 será realizado nos dias 5 e 6 de novembro


postado em 14/04/2016 11:29 / atualizado em 14/04/2016 11:51

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 começam às 10h do dia 9 de maio e vão até as 23h59 do dia 20 de maio. O exame acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro. As datas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A taxa de inscrição é de R$ 68,00 e poderá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio, por uma Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Ministro da Educação Aloizio Mercadante: datas do Enem 2016 em novembro para não interferir com as eleições.(foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Ministro da Educação Aloizio Mercadante: datas do Enem 2016 em novembro para não interferir com as eleições. (foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Sobre o Enem 2016

O Enem é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também serve de seleção para programas do governo como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes. Em 2015, 5,8 milhões de candidatos fizeram o exame.

Será isento da taxa o estudante que concluir o ensino médio no ano de 2016 e estiver matriculado em escola pública, ou o estudante que se declarar carente. Participantes que obtiveram isenção no ano passado, mas não compareceram à prova, perdem esse direito na edição de 2016.

Serão dois dias de provas, onde os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem a prova de Ciências Humanas e da Natureza. No dia 6, domingo, a prova aplicada inclui Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Matemática e suas Tecnologias. O início das provas é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4h30 e o segundo (que possui Redação), 5h30.

Aulão Enem para os Fortes

Para auxiliar os estudantes que estão se preparando para o Enem 2016, o portal UAI e o Percurso Pré-vestibular irão transmitir ao vivo pela Internet e gratuitamente no dia 1º de maio, o aulão Enem para os Fortes. O evento será comandado pelos 20 melhores professores de cursinhos de Belo Horizonte, onde abordarão os temas mais quentes e recorrentes no exame. Para se cadastrar, acesse www.enemparaosfortes.com.br.

Alunas com o professor Percy e convites para assistir o aulão presencialmente no Teatro Alterosa. Vagas presenciais limitadas e transmissão ao vivo pela Internet no dia 1º de maio.(foto: Percurso/Divulgação)
Alunas com o professor Percy e convites para assistir o aulão presencialmente no Teatro Alterosa. Vagas presenciais limitadas e transmissão ao vivo pela Internet no dia 1º de maio. (foto: Percurso/Divulgação)

Fuso Horário e Atendimento Especial

Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima respeitarão o fuso diferenciado em relação a Brasília.

Para autismo, dislexia, discalculia, deficiência intelectual, déficit de atenção e algumas outras situações, listadas pelo Código Internacional de Doenças (CID), é preciso que o aluno apresente um parecer assinado por um médico da área. Condições que são identificáveis clinicamente, como a cegueira, não requerem o laudo. Quem já apresentou o documento em anos anteriores não precisa repetir o procedimento.

Participantes que desejarem tratamento pelo nome social deverão enviar documento de identificação entre os dias 1º e 8 de junho. Os cartões de confirmação, mais uma vez, estarão disponíveis pela internet e não serão enviados pelos Correios. Seguindo o mesmo modelo de 2015.

Artigo do Percurso Pré-vestibular e Enem.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)