(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas VESTIBULAR DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS MG

Histologia Humana - uma breve introdução


postado em 30/10/2015 09:06 / atualizado em 30/10/2015 15:37

O Percurso Pré-vestibular e o jornal Estado de Minas/portal UAI irão lançar um série exclusiva de Biologia para o vestibular da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). O conteúdo auxiliará os estudantes que vão prestar o exame no próximo dia 22 de novembro. A maior novidade nesse ano serão as  provas abertas de Física, Biologia e Química, além de Redação.

Corte de pele mostrando tecido epitelial estratificado pavimentoso com camada córnea, em rosa escuro.(foto: Kilbad, 2008)
Corte de pele mostrando tecido epitelial estratificado pavimentoso com camada córnea, em rosa escuro. (foto: Kilbad, 2008)
 

Será tratado no capítulo de estreia, os conceitos básicos de histologia. Entretanto, você sabe o que é histologia? A Histologia Humana, do grego hystos = tecido + logos = estudo, é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano. Os tecidos são formados por grupos de células com forma e funções semelhantes. Logo, pode-se entender que a célula é a unidade fundamental do corpo, os tecidos o conjunto de várias células semelhantes, os órgãos são a junção de vários tecidos que realizam uma determinada função, os sistemas são a união de vários órgãos e que a união de todos os sistemas formam o organismo.

(foto: Otniel Souza/Percurso)
(foto: Otniel Souza/Percurso)
 

Para auxiliar o entendimento, veja o esquema abaixo com a classificação e uma breve descrição dos tecidos encontrados no ser humano:

  • Tecido Epitelial: As funções do tecido epitelial são a proteção e revestimento do corpo humano. Ele protege o corpo da entrada de microorganismos, substâncias química e agressões físicas. Tem alta capacidade de renovação celular, ausência de espaço entre as células e vascularização. Ele está presente na pele - que é a camada que reveste o corpo externamente, na superfície interna dos orgãos, como por exemplo o estômago, e também na formação de glândulas.
  • Tecido Conjuntivo: O tecido conjuntivo tem como funções de preenchimento, sustentação, proteção e transporte de substâncias. Ele é ricamente vascularizado e possui espaços entre as células. Logo, ele une e separa os orgãos. Alguns exemplos desse tipo de tecido: ósseo, adiposo, cartilaginoso e hematopoiético (sangue).
  • Tecido Muscular: Sua principal função é permitir o movimento do corpo, pois possui células alongadas e especializadas na contração. São tecidos muscular o estriado cardíaco, estriado esquelético e liso.
  • Tecido Nervoso: Responsável pelo gerenciamento de todas as funções vitais do corpo humano. Ele é formado por neurônios e neuróglias (do grego glia = cola) - que são células especializadas no suporte e nutrição dos neurônios. Está presente no sistema nervoso central e periférico.

Cada um desses tipos de tecidos será tratado de forma detalhada nos próximos artigos de Biologia. Não perca.

Matheus Pagy é professor de Biologia no Percurso Pré-vestibular e Enem.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)