(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Revista britânica coloca UFMG como melhor universidade federal do Brasil

Brasil também ultrapassou Itália e Espanha no ranking da Times Higher Education (THE) e passou a ser a 7ª melhor Educação Superior do mundo, segundo a publicação


postado em 11/09/2019 19:56 / atualizado em 11/09/2019 20:01

(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

 

A revista britânica Times Higher Education (THE) colocou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como a melhor instituição de educação federal do Brasil. O ranking, também, coloca o Brasil na sétima colocação entre os países, ultrapassando Itália e Espanha na comparação com o levantamento anterior.


Os Estados Unidos dominam a lista, com 172 universidades entre as melhores. O Brasil tem 46 – seis delas mineiras. Além da UFMG, as federais de Lavras (Ufla), Itajubá (Unifei), Viçosa (UFV) e Ouro Preto (Ufop) estão na lista. Entre as privadas, a única é a Pontifícia Universidade Católica do estado (Puc/MG).


A melhor colocada entre as brasileiras – também líder na América Latina – é a Universidade de São Paulo (USP). Mas, segundo a THE problemas de financiamento educacional e a “hostilidade” do governo Jair Bolsonaro (PSL) ao ensino superior têm efeitos negativos.


O levantamento inclui 1.396 universidades de 92 países e regiões. A líder é a Universidade de Oxford, do Reino Unido, que já ocupava o topo no ano anterior.


A USP está na posição 251-300 (após o 200º lugar, as instituições são classificadas em faixas), a mesma do ano passado.


A segunda brasileira melhor classificada é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou na faixa 501-600, mas recuou em relação ao ranking anterior, em que estava no bloco 401-500.


Entre as outras brasileiras listadas, a maioria é instituições públicas. O Chile, segundo melhor país latino-americano no levantamento, tem 18 representantes.


Já entre as nações emergentes, o destaque vai para a China. Segundo a revista, a Ásia tem aumentado sua relevância no ranking, ameaçando a predominância dos Estados Unidos e da Europa.


O levantamento THE é construído com base em 13 indicadores de desempenho. A pesquisa considera fatores como ensino pesquisa, citações em revistas científicas, registro de patentes e internacionalização.

 

Análise do Brasil 


A editora do ranking classificou comoconquista” o fato de o Brasil ter avançado em relação ao ano anterior em número de representantes.


Contudo, também criticou os cortes adotados pelo Ministério da Educação (MEC) neste ano, durante o governo Bolsonaro. “É lamentável que todos os novos registros (as instituições que entraram na lista) do Brasil estejam fora do top 1.000 e que várias outras estejam fora da tabela. As constantes questões de financiamento e a falta de uma estratégia de ensino superior não ajudam a solucionar este problema”, afirmou a revista.


“O ensino superior global está se tornando um campo cada vez mais competitivo, à medida que as instituições asiáticas continuam a crescer e o Brasil terá de trabalhar mais para fazer avanços positivos na tabela. Para tal, a crescente hostilidade do governo atual em relação à educação superior inspira pouca confiança”, destacou.


Procurado pela reportagem do Estadão Conteúdo para comentar as críticas, o MEC ainda não se manifestou.

 

Confira abaixo as 10 melhores universidades do Brasil, segundo a Times Higher Education (THE):

 

  1. Universidade de São Paulo. Faixa de posição: 251-300
  2. Universidade de Campinas. Faixa de posição 501-600
  3. Universidade Federal de Minas Gerais Faixa de posição: 601-800
  4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Faixa de Posição: 601-800
  5. Universidade Federal de Santa Catarina Faixa de Posição: 601-800
  6. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Faixa de posição: 601-800
  7. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Faixa de posição: 601-800
  8. Universidade de Brasília Faixa de posição: 801-1000
  9. Universidade Federal de Pelotas Faixa de Posição: 801-1000
  10. Universidade Federal do Rio de Janeiro Faixa de Posição: 801-1000 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)