Publicidade

Estado de Minas

Prouni abre inscrições para bolsas de estudo no 2º semestre

Iniciativa distribuirá 169.226 bolsas integrais e parciais; interessados tem até 14 de junho para se inscrever


postado em 11/06/2019 09:55 / atualizado em 11/06/2019 10:08

(foto: Imagem de Arquivo/Agência Brasil)
(foto: Imagem de Arquivo/Agência Brasil)
Já estão abertas as inscrições ao Programa Universidade Para Todos (ProUni). São, no total, 169.226 bolsas disponíveis para o segundo semestre em instituições de ensino particulares de todo o país. Os interessados devem preencher o formulário de cadastro pela internet, até 14 de junho.

A iniciativa oferece, este ano, 68.087 bolsas integrais e 101.139 parciais. As primeiras são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. As últimas contemplam candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

Entre os principais critérios de admissão, estão:

  •  Não ter diploma de curso superior (a exceção são professores da rede pública);
  •  Participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018;
  •  Ensino Médio cursado em escola pública ou instituição privada como bolsista integral;
  •  Nota mínima de 450 pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem, e nota acima de zero na redação

Resultados

A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para 18 de junho. Já a segunda chamada será no dia 2 de julho.

O candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para comprovação das informações no período de 18 a 25 de junho, caso tenha sido selecionado na primeira chamada, e de 2 a 8 de julho na segunda.

O prazo para participar da lista de espera é de 15 a 16 de julho. A lista fica disponível no site para consulta pelas instituições no dia 18 de julho.


Seleção

O sistema do Pronuni calcula, diariamente, em tempo real, uma nota de corte, com base  no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, em cada modalidade de concorrência. A média funciona como uma espécie de pré-seleção, ou seja: a menor nota necessária para ser admitido em cada graduação. 


Publicidade