Publicidade

Estado de Minas

Prazo para solicitar isenção no Enem 2019 encerra hoje (10)

Estudantes contemplados também devem se inscrever entre 6 e 17 de maio


postado em 10/04/2019 12:05

Prazo para solicitar isenção no Enem 2019 encerra hoje (10)(foto: Educa Mais Brasil)
Prazo para solicitar isenção no Enem 2019 encerra hoje (10) (foto: Educa Mais Brasil)

Termina nesta quarta-feira (10) o prazo para solicitar a isenção de taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Todos os interessados devem acessar a Página do Participante para realizar o procedimento, uma vez que nenhum grupo de candidato estará isento automaticamente. Segundo o cronograma, o resultado será divulgado em 17 de abril e quem não for contemplado pode interpor recursos entre os dias 22 e 26 do respectivo mês.


Em 2018, foram registrados 3.521.181 participantes isentos entre pessoas que fizeram a solicitação no site do MEC e os concluintes do Ensino Médio da rede pública que, excepcionalmente na respectiva edição, foram liberados do pagamento automaticamente. O número representou 63,8% e foi o menor nas últimas cinco aplicações.


Quem tem direito à isenção no Enem 2019?


Atualmente, a prova é considerada o maior vestibular do país devido às possibilidades que são abertas para os estudantes que alcançaram uma boa nota do Enem. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o principal foco dos candidatos, uma vez que viabiliza o ingresso em universidades, faculdades e institutos públicos de ensino brasileiros.


O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo em caráter integral, com 100% de desconto na mensalidade, e parcial, com 50% de desconto. Além da nota no exame, são considerados critérios a renda familiar mensal de cada participante. Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permite que os estudantes contratem financiamento a juros zero ou por meio de instituições financeiras.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade