(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ensino domiciliar pode ser liberado no país

O assunto é meta prioritária do governo


postado em 29/01/2019 16:07

Ensino domiciliar pode ser liberado no país(foto: Educa Mais Brasil)
Ensino domiciliar pode ser liberado no país (foto: Educa Mais Brasil)

No final de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a prática do homeschooling ou educação domiciliar ato de educar os filhos em casa. A decisão está em vigor até que seja regulamentada pelo Congresso Nacional. Entretanto, nesse ano, o assunto tomou outros rumos. O novo governo colocou como meta para os 100 primeiros dias de gestão editar uma medida provisória para regulamentar o método. 

 
De acordo com a Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED) - instituição sem fins lucrativos, fundada há 8 anos - hoje, cerca de 15 mil crianças e adolescentes são educadas nesse formato e integram uma das 7,5 mil famílias adeptas da prática.


Outra pesquisa do órgão mostra que 32% dos pais acham que os filhos terão uma educação mais qualificada fora da escola e 25% declararam problemas relacionados aos princípios de fé da família. Violência e bullying também foram as principais motivações declaradas pelos pais para optarem por ensinar os filhos em casa.


Bullying também é um dos motivos que pesou na hora da dona de casa Adna Souza escolher deixar os em casa. Mãe de 3 crianças, seu filho do meio apresentava um pequeno problema na fala e, por esse motivo, ela foi aconselhada a colocá-lo em uma escola, mas nada era resolvido. "Ele não conseguia conviver com as outras crianças, que zombavam dele. Era um sofrimento. Depois que percebi essa situação, resolvi que ele seria educado em casa", pontuou.


Quando saiu, João estava no terceiro ano do ensino fundamental e as mudanças observadas por sua mãe foram bastante significativas. "A autoestima aumentou muito e ele até se desenvolveu nas matérias que tinha dificuldade", acrescenta. Mesmo com todo avanço, Adna não descarta a possibilidade dos seus filhos voltaram a estudar em instituições convencionais mas acredita que exista um tempo certo para isso. 


Os pais que adotam o método garantem que, em casa, as crianças não ficam sem suporte, seguem um roteiro definido, com uso de apostilas e livros baseados no currículo formal escolar. A metodologia é diferente e exige mais disciplina. Os responsáveis ainda defendem que no homeschooling a socialização das crianças é mais natural porque elas acabam escolhendo seu grupo de amizade espontaneamente e não pelo simples fato de estudarem no mesmo local.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)