(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

SiSU 2019: Minas Gerais oferta 7,4 mil vagas nos dez cursos mais procurados

Candidatos se inscrevem na seleção entre hoje (22) e 25 de janeiro


postado em 22/01/2019 16:07

SiSU 2019: Minas Gerais oferta 7,4 mil vagas nos dez cursos mais procurados(foto: Educa Mais Brasil)
SiSU 2019: Minas Gerais oferta 7,4 mil vagas nos dez cursos mais procurados (foto: Educa Mais Brasil)

Os estudantes que desejam ser aprovados em uma das 129 Instituições Públicas de Ensino Superior já podem acessar o Sistema de Seleção Unificada, o SiSU 2019. As inscrições começaram hoje (22). Os candidatos podem cadastrar até duas opções de vagas disponíveis no sistema e alterá-las até o encerramento do período, às 23h59 (horário de Brasília) de 25 de janeiro. Os aprovados serão conhecidos na próxima segunda-feira (28), com a divulgação dos aprovados na chamada regular.


Das 235 mil vagas ofertadas em todo o país, 12,87% estão localizadas em Minas Gerais: são 30.316 oportunidades em 19 instituições de ensino. Segunda mais procurada na primeira edição do ano passado, a graduação em Administração é a que oferta a maior quantidade de vagas (1.305) no processo seletivo atual. "Já fiz cursos profissionalizantes pelo Educa Mais Brasil e desde pequena eu brincava de ser administradora. Penso em montar o meu próprio negócio, mas também pretendo trabalhar em empresa. Ainda estou avaliando", afirma Camila Anunciação de Jesus, de 21 anos.


Por outro lado, Brenda Freire dos Santos, de 21 anos, ainda não decidiu a graduação, mas está certa quanto à área em que quer atuar. "Me identifico com a área de saúde porque lidar com isso é cuidar das pessoas. Acho que a concorrência vai ser um pouco alta no SiSU", pontua. Se o curso de Medicina estiver entre as opções, a estudante poderá concorrer a 796 vagas em Minas Gerais. Por outro lado, se for Enfermagem, poderá pleitear 351 vagas no estado.


Preparação para o Enem


A inscrição é permitida aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 que tiraram nota acima de zero na redação. A rotina de estudos das estudantes incluiu as aulas em curso preparatório e a revisão dos conteúdos em casa. "A participação no curso pré-Enem fez a diferença para mim porque eu aprendi mais e me preparei melhor do que da última vez que participei do exame. Os professores ensinaram bem o conteúdo, eu tive acesso a materiais diferentes. Assisti videoaulas, fizemos aulão na véspera", comenta Camila.


Devido aos estudos, Brenda também está confiante na aprovação. "Acredito que terei uma boa colocação. Se Deus quiser e permitir, eu vou passar. Eu me esforcei, aproveitei bastante a bolsa de estudos e espero que seja o suficiente", sinaliza a estudante em referência ao desconto de 50% nas mensalidades conseguido por meio do Educa Mais Brasil.


Cursos mais procurados em 2018


Na lista dos dez cursos mais procurados em 2018 também tem oportunidades, em Minas Gerais, no processo seletivo deste ano: Direito (951 vagas), Pedagogia (1.115), Educação Física (824), Ciências Biológicas (867), Psicologia (322), Ciências Contábeis (532) e Medicina Veterinária (335). A nota de corte deve ser divulgada a partir da quarta-feira (23), segundo dia de inscrições, e os candidatos com as melhores colocações serão selecionados automaticamente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)